Ministro de Minas e Energia ressalta avanços brasileiros e a importância da segurança regulatória e investimentos em energia limpa e renovável
Na noite de segunda-feira (3/6), em São Paulo, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou do evento CNN Talks, que reuniu autoridades governamentais, empresários e especialistas para debater os próximos passos da transição e transformação energética no Brasil. Durante o encontro, Silveira enfatizou o papel global do Brasil nesses processos e destacou a diversidade da matriz elétrica nacional.
“Tenho tido a experiência de debater essas questões inclusive fora do país. Ninguém tem dúvida de que o Brasil já é reconhecido como um líder na transição energética, com 88% de sua energia elétrica proveniente de fontes limpas e renováveis. Investimos em hidrelétricas essenciais e promovemos a energia solar no Jequitinhonha, Mucuri, norte de Minas Gerais e Nordeste brasileiro. Seguiremos firmes para avançar ainda mais nas políticas públicas que já nos colocam como líderes globais na transição energética”, afirmou Alexandre Silveira.
O ministro destacou que o Brasil é conhecido mundialmente por suas características geopolíticas favoráveis, situando-se em uma região sem maiores conflitos com países vizinhos. Além disso, a segurança jurídica e regulatória do país, aliada às suas potencialidades naturais, torna-o um destino atrativo para investimentos.
“A prova de que o Brasil está pronto para investimentos foram os leilões de transmissão, um sucesso absoluto. O que precisamos agora, e tenho dito ao presidente Lula, é acelerar os licenciamentos ambientais, que são cruciais para destravar mais de 300 mil empregos diretos e indiretos só em transmissão”, ressaltou o ministro.
Alexandre Silveira também destacou o papel social da transição energética. “Precisamos combater a miséria, a fome e a desigualdade. E como faremos isso? Gerando empregos e renda de qualidade. Conseguiremos isso com investimentos nacionais e internacionais, construindo um Brasil mais justo, solidário e fraterno, que o presidente Lula se empenha em construir rapidamente”, concluiu.