Sábado, Abril 26, 2025
23.1 C
Rio de Janeiro

Coinfra inicia articulação regional para fortalecer auditoria e fiscalização da transição energética na América Latina e Caribe

Sob coordenação do TCU, comissão propõe ações conjuntas entre países para aprimorar o controle externo sobre governança, financiamento e justiça na transição energética

Em resposta à crescente relevância da transição energética para a governança pública e o desenvolvimento sustentável, o Tribunal de Contas da União (TCU) reuniu, no último dia 10 de abril, representantes de Instituições Superiores de Controle (ISC) de 12 países da América Latina e Caribe na primeira reunião de coordenação da Comissão de Infraestrutura e Transições Energéticas (Coinfra). A iniciativa busca consolidar uma atuação articulada entre os órgãos de controle da região para aperfeiçoar a fiscalização das políticas públicas voltadas à transição energética, um dos temas mais estratégicos e sensíveis da agenda internacional atual.

O encontro, realizado de forma virtual, contou com a presença de delegações da Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, México, Paraguai, Peru e Venezuela. Presidida pelo TCU, a Coinfra inicia sua atuação com foco na implementação de uma estratégia que fortaleça o papel das instituições de controle externo frente aos desafios da descarbonização, da segurança energética e da justiça climática.

Auditoria da transição energética: um novo campo de atuação para os tribunais de contas

A transição energética – processo de substituição gradual dos combustíveis fósseis por fontes renováveis e tecnologias de baixo carbono – exige mudanças estruturais em diversos setores da economia, além de vultosos investimentos públicos e privados. Nesse contexto, a atuação das instituições de fiscalização é essencial para garantir que os recursos sejam aplicados com transparência, eficiência e equidade social.

Durante a reunião da Coinfra, os participantes compartilharam experiências e metodologias utilizadas até o momento para abordar a temática da transição energética em suas auditorias. Embora o tema seja relativamente novo para muitos países da região, a percepção comum é de que sua complexidade exige a criação de novos instrumentos de controle e capacitação técnica especializada.

Nesse sentido, foi apresentado o Guia de Auditoria em Transição Energética, desenvolvido pelo TCU em cooperação com o Working Group on Audit of Extractive Industries (WGEI) da INTOSAI (organização internacional que congrega tribunais de contas de todo o mundo). O guia oferece parâmetros metodológicos para a realização de auditorias em políticas de energia limpa e servirá como base para os trabalhos futuros da Coinfra.

Criação das Forças-Tarefa Temáticas: governança, financiamento e justiça na transição

Um dos principais encaminhamentos da reunião foi a proposta de criação das Forças-Tarefa da Coinfra, grupos temáticos que atuarão em quatro eixos estratégicos da transição energética:

  1. Governança: Avaliação da coerência institucional, capacidade regulatória e integridade dos processos de tomada de decisão;
  2. Financiamento: Monitoramento de investimentos públicos e privados, mecanismos de financiamento climático e subsídios;
  3. Transição Justa e Inclusiva: Acompanhamento dos impactos socioeconômicos da descarbonização, com atenção a populações vulneráveis;
  4. Temas Técnicos Transversais: Integração de tecnologias, eficiência energética, armazenamento, mobilidade elétrica, entre outros.

Esses núcleos temáticos permitirão a troca de conhecimentos entre os países, o desenvolvimento de auditorias conjuntas e a harmonização de abordagens técnicas e jurídicas para atuação nos respectivos contextos nacionais.

A atuação coordenada das ISC poderá ainda fortalecer a governança climática regional, evitando riscos como a má aplicação de recursos, desigualdades no acesso à energia renovável ou a adoção de tecnologias pouco transparentes.

Cooperação internacional e protagonismo brasileiro

A liderança do TCU na criação e condução da Coinfra evidencia o papel de protagonismo do Brasil nas discussões sobre controle público e transição energética. A iniciativa também dialoga diretamente com os compromissos firmados pelo país em fóruns multilaterais como a COP28, a ONU e o G20, reforçando a importância de estruturas institucionais sólidas para garantir o cumprimento das metas de descarbonização.

Com o avanço das Forças-Tarefa e a estruturação de um plano de ação até 2025, a Coinfra se posiciona como um espaço estratégico de articulação regional, capaz de fortalecer capacidades institucionais, gerar inteligência coletiva e promover uma transição energética justa, sustentável e fiscalizada.

Transição energética como vetor de desenvolvimento sustentável

A atuação da Coinfra está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 7 (Energia Limpa e Acessível), ODS 13 (Ação Climática) e ODS 16 (Instituições Eficazes). Ao criar uma agenda comum entre as ISC da América Latina e Caribe, a comissão busca transformar o controle público em instrumento catalisador da transformação energética e social da região.

Com a evolução dos trabalhos, espera-se que a Coinfra contribua para a formulação de indicadores, métricas e diretrizes que orientem a atuação dos tribunais de contas, garantindo que os trilhões de dólares previstos para investimentos em energia limpa no mundo sejam aplicados com responsabilidade, transparência e foco no bem-estar coletivo.

Destaques

MME abre consulta pública para unificar regras do mercado de gás natural e atrair investimentos

Iniciativa do MME visa eliminar insegurança jurídica e promover...

Indústria reage à proposta de retirada de subsídios à energia solar em nome da tarifa social

FIEMS alerta para prejuízos ao setor produtivo, perda de...

Belo Monte avalia construção de nova barragem para elevar regularidade da geração de energia no Xingu

Estudo em fase inicial considera reservatório sem geradores para...

Preço da energia solar sobe no Brasil, mas ainda é 7% mais barato que há um ano

Equipamentos fotovoltaicos ficam mais caros e elevam o custo...

Projeto em Pernambuco utiliza pela primeira vez no país rastreador solar NX Horizon-XTR™

Tecnologia ajustável ao terreno diminui escavações, preserva a vegetação...

Últimas Notícias

Fórum GD Sudeste chega ao Rio de Janeiro com foco em...

Com realização prevista para maio, evento reunirá especialistas para...

ISA ENERGIA BRASIL avança em projeto estratégico e energiza trecho essencial...

Seccionamento da linha Ibiúna–Tijuco Preto amplia confiabilidade da Subestação...

Copa Energia reforça compromisso com inovação e sustentabilidade ao patrocinar o...

Presença pelo segundo ano consecutivo no maior evento de...

MME abre consulta pública para unificar regras do mercado de gás...

Iniciativa do MME visa eliminar insegurança jurídica e promover...

ANEEL aciona bandeira amarela em maio e alerta para aumento no...

Redução das chuvas marca transição para o período seco...

Chile inaugura maior parque de baterias da América Latina e evidencia...

Instalação de 200 MW em sistemas de armazenamento no...

Artigos Relacionados

Categorias Populares