Sábado, Abril 26, 2025
22.9 C
Rio de Janeiro

COP29: Empresas Brasileiras Lideram Iniciativas para Reduzir Emissões e Impulsionar Sustentabilidade

Projetos de energia renovável, biomassa e reciclagem de resíduos hospitalares destacam o compromisso do setor privado com a descarbonização no Brasil

A COP29, que ocorre este ano em Baku, Azerbaijão, reúne líderes globais e representantes do setor privado em discussões essenciais para o futuro ambiental. O evento se concentra em encontrar soluções para conter o aumento da temperatura global e destaca o papel das empresas na implementação de práticas de sustentabilidade e redução de emissões de carbono.

No Brasil, várias empresas de diferentes segmentos têm avançado em projetos inovadores para minimizar seu impacto ambiental. Conheça seis dessas iniciativas que reforçam o compromisso do setor privado brasileiro com um futuro mais sustentável.

1. Hypera Pharma: Energia 100% Renovável

O Grupo Hypera Pharma adotou uma estratégia pioneira ao abastecer suas operações com 100% de energia renovável. Em 2023, duas novas subestações de energia elétrica foram instaladas em Goiás, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis. Com essa medida, a empresa evitou o consumo de mais de 651 mil litros de combustível e neutralizou a emissão de 3.888 toneladas de CO₂, o equivalente ao plantio de 27,2 mil árvores.

Além disso, a empresa substituiu o óleo BPF por gás natural em suas caldeiras, o que resultou em uma redução adicional de 2.327 toneladas de CO₂. Com essas ações, a Hypera reduziu em quase 28% suas emissões diretas, superando a meta inicial de 20% para 2030.

2. epharma: Compensação de Emissões para Usuários

A epharma, empresa de benefícios em medicamentos, está comprometida com a neutralização de carbono até 2025. Através do programa epharmaGreen, os usuários da plataforma podem comprar créditos de carbono para compensar emissões indiretas, como as geradas por viagens até farmácias. Atualmente, a epharma já alcançou 33% da meta de neutralização de carbono e 42% do uso de energia renovável, correspondendo a 900 mil kWh de energia renovável e a neutralização de 190 toneladas de CO₂.

3. ComBio: Biomassa para Geração de Calor

A biomassa é uma alternativa renovável para a geração de calor, especialmente em indústrias onde a energia térmica representa cerca de 70% das emissões. Utilizar biomassa como fonte de energia, em vez de combustíveis fósseis, permite uma geração de energia mais limpa e reduz o descarte irregular de resíduos agrícolas.

Em 2023, a biomassa contribuiu significativamente para o Sistema Interligado Nacional (SIN), o que demonstra o potencial dessa fonte energética para substituir combustíveis fósseis e evitar milhões de toneladas de CO₂ na atmosfera.

4. BASF: Balanço de Biomassa para Desfossilização das Cadeias Produtivas

A BASF, presente no Brasil há mais de 100 anos, está implementando o conceito de Balanço de Biomassa, que permite substituir matérias-primas fósseis por alternativas renováveis em suas cadeias produtivas. O Complexo Acrílico da BASF, localizado em Camaçari (BA), é a primeira unidade da América do Sul a obter o selo Ccycled®, que comprova o uso de matérias-primas sustentáveis.

Com essa abordagem, a BASF também tem reduzido a pegada de carbono em até 60% em produtos como aditivos para plásticos, um avanço significativo rumo à meta global da empresa de reduzir suas emissões de carbono em 25% até 2030.

5. Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB)

A transição para uma mobilidade mais sustentável no Brasil deu um passo importante com o Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB), que visa uma transição energética limpa e economicamente viável para o setor de transportes. Um estudo recente da LCA Consultores e MTempo Capital revelou que o Brasil possui vantagens para descarbonizar seu transporte, especialmente devido à sua matriz energética limpa e ao uso de biocombustíveis, como o etanol.

O estudo indica que, aumentando o uso de biocombustíveis para 64% até 2050, seria possível igualar as emissões do cenário 100% elétrico, sem a necessidade de mudanças significativas na frota atual de veículos. Essa solução poderia ser implementada rapidamente e a um custo acessível, o que beneficia a população e reduz os impactos ambientais do setor de transportes.

6. BD: Reciclagem de Resíduos Hospitalares e Mobilidade Elétrica

A BD, gigante da tecnologia médica, está promovendo ações de ESG que visam tanto a sustentabilidade quanto a saúde. O programa BD Recicla, desenvolvido em parceria com a Rede D’Or e o Hospital Sírio-Libanês, já transformou 15 toneladas de resíduos hospitalares plásticos em matéria-prima para novos produtos. Essa iniciativa evitou a emissão de mais de 21 toneladas de CO₂.

Além disso, a BD está investindo na substituição de veículos a combustão por elétricos, um projeto que até agora reduziu 41 toneladas de CO₂. Essas ações não só contribuem para a sustentabilidade da empresa, mas também demonstram como a tecnologia pode ser utilizada de maneira ética e responsável para proteger o meio ambiente.

Compromisso Coletivo para um Futuro Sustentável

Essas iniciativas destacam o papel vital do setor privado no Brasil para a redução de emissões e a promoção de uma economia mais verde. As empresas brasileiras estão cada vez mais comprometidas em adotar práticas sustentáveis, mostrando ao mundo que o país está na vanguarda das ações climáticas.

A COP29 trouxe uma importante reflexão sobre como o setor privado pode contribuir para a sustentabilidade global, implementando soluções inovadoras e eficazes. No Brasil, exemplos como esses são fundamentais para mostrar que a transição para uma economia de baixo carbono é possível e deve ser apoiada por toda a sociedade. Essas empresas demonstram que, com compromisso e investimentos estratégicos, é possível promover o crescimento econômico e preservar o planeta.

Destaques

MME abre consulta pública para unificar regras do mercado de gás natural e atrair investimentos

Iniciativa do MME visa eliminar insegurança jurídica e promover...

Indústria reage à proposta de retirada de subsídios à energia solar em nome da tarifa social

FIEMS alerta para prejuízos ao setor produtivo, perda de...

Belo Monte avalia construção de nova barragem para elevar regularidade da geração de energia no Xingu

Estudo em fase inicial considera reservatório sem geradores para...

Preço da energia solar sobe no Brasil, mas ainda é 7% mais barato que há um ano

Equipamentos fotovoltaicos ficam mais caros e elevam o custo...

Projeto em Pernambuco utiliza pela primeira vez no país rastreador solar NX Horizon-XTR™

Tecnologia ajustável ao terreno diminui escavações, preserva a vegetação...

Últimas Notícias

Fórum GD Sudeste chega ao Rio de Janeiro com foco em...

Com realização prevista para maio, evento reunirá especialistas para...

ISA ENERGIA BRASIL avança em projeto estratégico e energiza trecho essencial...

Seccionamento da linha Ibiúna–Tijuco Preto amplia confiabilidade da Subestação...

Copa Energia reforça compromisso com inovação e sustentabilidade ao patrocinar o...

Presença pelo segundo ano consecutivo no maior evento de...

MME abre consulta pública para unificar regras do mercado de gás...

Iniciativa do MME visa eliminar insegurança jurídica e promover...

ANEEL aciona bandeira amarela em maio e alerta para aumento no...

Redução das chuvas marca transição para o período seco...

Chile inaugura maior parque de baterias da América Latina e evidencia...

Instalação de 200 MW em sistemas de armazenamento no...

Artigos Relacionados

Categorias Populares