Autorização da Aneel marca avanço significativo no projeto que contribuirá para a transição energética e geração de empregos
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o início da operação comercial dos primeiros aerogeradores do Parque Eólico Coxilha Negra, localizado no município de Sant’Ana do Livramento (RS). Esta autorização abrange 14 unidades geradoras da Usina Eólica Coxilha Negra 02, incluindo as unidades 1 a 11, 13, 14 e 16.
Detalhes do Parque Eólico
O Parque Eólico Coxilha Negra é um empreendimento da Eletrobras que envolve um investimento de mais de R$ 2 bilhões. Composto por 72 aerogeradores, o parque terá uma capacidade instalada total de 302,4 MW, distribuída em três conjuntos de usinas:
- Coxilha Negra 02: 24 aerogeradores, 100,8 MW
- Coxilha Negra 03: 25 aerogeradores, 105 MW
- Coxilha Negra 04: 23 aerogeradores, 96,6 MW
Cada aerogerador tem uma altura de 125 metros, pesa mais de 1.300 toneladas e possui uma potência instalada de 4,2 MW. O empreendimento ocupa uma área total de 8.644 hectares.
Compromisso com a Energia Renovável
Robson Pinheiro Rodrigues de Campos, vice-presidente de Engenharia de Expansão da Eletrobras, destacou a meta da empresa de se tornar 100% renovável. Atualmente, 97% da energia gerada pela Eletrobras é limpa, e o objetivo é alcançar a neutralidade de carbono (Net Zero) até 2030, conforme o planejamento estratégico da empresa. O Parque Eólico Coxilha Negra está alinhado com esses objetivos, contribuindo para a transição energética e a geração de empregos.
Progresso das Obras
Até o momento, 41 aerogeradores foram completamente montados nas usinas 02 e 03 do Parque Eólico Coxilha Negra. Desses, 14 aerogeradores da Coxilha Negra 02 já iniciaram operação comercial, enquanto outros nove estão em fase de testes. Na usina 03, 14 aerogeradores também estão autorizados para operação em teste, e as obras de verticalização das primeiras torres da Coxilha Negra 04 estão em andamento.
Licenças e Autorizações
Em fevereiro, a Aneel liberou o início da operação em teste dos primeiros aerogeradores da Coxilha Negra 02. Em março, a Eletrobras recebeu a Licença de Operação (LO) do Ibama, válida por 10 anos, permitindo o funcionamento de Coxilha Negra 02 e do sistema de transmissão associado, composto por dois circuitos de linhas e duas novas subestações coletoras, além da ampliação de uma unidade existente.
Impacto Econômico
A implantação do Parque Eólico Coxilha Negra deverá gerar aproximadamente 1.300 empregos diretos e indiretos ao longo das várias fases das obras, que começaram em 2022.