Sexta-feira, Abril 4, 2025
25.8 C
Rio de Janeiro

ANEEL Promove Workshop Virtual para Esclarecer Dúvidas sobre Leilão de Transmissão nº 2/2024, com Mais de 100 Participantes

Evento destaca concessões de 848 km de linhas de transmissão e subestações em sete estados, impulsionando setor e estimando geração de milhares de empregos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) deu mais um passo importante rumo à expansão e modernização da infraestrutura elétrica do país, ao promover, nesta sexta-feira (12/4), um Workshop Virtual dedicado ao esclarecimento de dúvidas sobre o leilão de transmissão nº 2/2024. O evento, transmitido pelo canal oficial da ANEEL no YouTube, contou com a participação ativa de mais de 100 interessados, incluindo representantes de empresas do setor, investidores e demais stakeholders.

O Workshop foi parte integrante do cronograma do certame, que tem previsão para ocorrer em setembro deste ano. Durante o evento, dirigentes e técnicos do Ministério de Minas e Energia (MME), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da própria ANEEL forneceram informações detalhadas sobre os empreendimentos em pauta. Estão em jogo concessões de 848 km de novas linhas de transmissão e seccionamentos, além de 1.750 megavolts-ampère (MVA) em capacidade de transformação de subestações.

Os cinco lotes que serão licitados contemplam projetos distribuídos em sete estados brasileiros: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os prazos para construção desses empreendimentos variam entre 42 e 60 meses, e a estimativa é que sejam gerados cerca de 10,8 mil empregos diretos ao longo do processo.

Até o dia 18 de abril, a ANEEL estará recebendo contribuições por e-mail (cp004_2024@aneel.gov.br) referentes ao edital do certame, que atualmente está em fase de Consulta Pública (CP004/2024). O leilão em si está marcado para o dia 27 de setembro e ocorrerá na sede da B3, em São Paulo.

Este será o segundo leilão de transmissão realizado em 2024, seguindo o sucesso do primeiro, ocorrido no final de março. Naquela ocasião, todos os 15 lotes disponibilizados foram arrematados, totalizando 6.464 km de linhas de transmissão e subestações, com capacidade de transformação de 9.200 MVA. Os empreendimentos serão implantados em 14 estados brasileiros, destacando o compromisso do país com a expansão e modernização de sua infraestrutura elétrica em todo o território nacional.

Destaques

Energia solar: Minas Gerais e São Paulo se consolidam como líderes na geração distribuída

A forte adesão ao modelo de geração distribuída nos...

Brasil abre nova rota de gás natural e reforça segurança energética

Primeira importação de gás argentino via Bolívia pode reduzir...

Eneva avança na exploração de gás natural e recebe sonda de alta tecnologia no Maranhão

Equipamento inovador fortalece a capacidade operacional da empresa e...

Brasil avança na certificação do hidrogênio de baixa emissão de carbono

Inmetro é integrado ao Comitê Gestor do Plano Nacional...

Últimas Notícias

Energicom 2025: Estratégias de comunicação e relações institucionais para um setor...

Líderes e especialistas debatem a importância da comunicação na...

O Maior Obstáculo à Expansão da Energia Renovável é a Falta...

Como a escassez de capital nas fases iniciais impede...

Petrobras e Braskem se unem para impulsionar a descarbonização na Bahia...

Parceria estratégica visa reduzir emissões de CO₂ e fortalecer...

Energia solar: Minas Gerais e São Paulo se consolidam como líderes...

A forte adesão ao modelo de geração distribuída nos...

TAG anuncia Tomaz Guadagnin como novo CEO e reforça sua missão...

Com a nomeação de Guadagnin, a companhia se prepara...

Setor empresarial ganha força na COP30 com nomeação de Dan Ioschpe...

Escolha do empresário fortalece a conexão entre políticas climáticas...

Artigos Relacionados

Categorias Populares