Retomada das Obras de Angra 3 apresenta riscos, aponta TCU

Data:

Compartilhe:

A formalização do contrato ocorreu dentro dos requisitos legais, mas a fiscalização, a supervisão e o gerenciamento do contrato apresentaram risco em relação aos procedimentos adotados e baixa efetividade do Plano de Fiscalização da Eletronuclear.

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou uma auditoria na retomada da construção da Usina Termonuclear de Angra 3, em Angra dos Reis (RJ), pela Eletronuclear. A avaliação se concentrou no Contrato de Execução de Obras e Serviços da Linha Crítica de Construção Civil e de Montagem Eletromecânica, firmado entre a Eletronuclear e o Consórcio composto pelas empresas Ferreira Guedes, Matricial e Adtrans.

Alguns pontos de destaque da auditoria incluem:

  1. A previsão orçamentária para a execução da obra foi considerada adequada, estando prevista no Anexo IV do PPA 2020-2023.
  2. O contrato foi formalizado dentro dos requisitos legais, mas a fiscalização, supervisão e gerenciamento do contrato apresentaram riscos.
  3. Riscos de inadequação na integração das obras da Linha Crítica com outros serviços e fornecimentos, assim como riscos de integração com o futuro EPCista (Engineering, Procurement, Construction).
  4. Recomendação à Eletronuclear para consolidar, em um plano de fiscalização ou instrumento equivalente, as medidas que serão adotadas pela estatal associadas à fiscalização do contrato decorrente do Edital.

O relator do processo é o ministro Jhonatan de Jesus, e a unidade técnica responsável pela fiscalização foi a Unidade de Auditoria Especializada em Energia Elétrica e Nuclear (AudElétrica), vinculada à Secretaria de Controle Externo de Energia e Comunicações (SecexEnergia).

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...