IBGC Realiza Conexão Governança no Rio de Janeiro com Foco em Energia e Sustentabilidade

Data:

Compartilhe:

Evento celebra 20 anos do capítulo carioca e destaca a importância da governança corporativa no setor energético

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) promoveu o evento Conexão Governança Rio de Janeiro, destacando a importância da governança corporativa no desenvolvimento econômico do estado, com ênfase no setor energético e na transição sustentável. Realizado na última quarta-feira, 5 de junho, na Casa Firjan, o evento reuniu 150 participantes e celebrou os 20 anos do capítulo do IBGC na capital fluminense.

Durante o encontro, palestrantes de renome na economia local abordaram temas cruciais para a economia regional, como energia e transição energética, inovação, empresas familiares e turismo de eventos. Cristina Pinho, vice-presidente do conselho de administração do IBGC, destacou a relevância da governança corporativa para o desenvolvimento do estado, especialmente em setores essenciais como o de energia. “Algo que me deixa muito feliz, mas também muito atenta, porque parte dos setores importantes para nossa economia estão diretamente relacionados à preservação do nosso planeta e das nossas pessoas e suas diferenças”, afirmou Cristina.

Cristina também ressaltou o crescimento da atuação do IBGC nos capítulos regionais: “Hoje, 50% da nossa base de associados está nas regionais, e a realização de um evento como este só é possível graças ao trabalho conjunto da gestão do instituto e de associados, que dedicam tempo e experiência para fazer a curadoria de conteúdos.”

O painel sobre Energia e Transição Energética foi um dos principais destaques do evento. Participaram Bruno Klapper Lopes, governance officer na Eletrobras; Daniel Martins, sócio e líder de consultoria para o setor de energia e serviços de utilidade pública na PwC Brasil; e Sylvie D’Apote, diretora executiva de gás natural do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP). A moderação foi conduzida por Silvia Pereira, coordenadora do capítulo Rio de Janeiro. O debate abordou os desafios e oportunidades da transição para fontes de energia renováveis, a importância de políticas de governança robustas para garantir a sustentabilidade e a resiliência do setor energético.

Após o evento, os presentes comemoraram as duas décadas de atuação do capítulo em um coquetel, homenageando os fundadores e coordenadores gerais dos mandatos anteriores: Antônio Alberto Gouvêa Vieira, Eliane Lustosa, João Laudo de Camargo, José Luiz de Souza Motta, Lúcia Casasanta e Patrícia Garcia. Márcia Aguiar, diretora de relacionamento e marketing do IBGC, destacou a dedicação dos voluntários ao longo dos anos: “Este grupo representa o trabalho de todo o nosso voluntariado que se empenhou ao longo de vinte anos a levar a boa governança corporativa cada vez mais longe.”

Os homenageados receberam mosaicos de cartão produzidos com matéria-prima de baixo impacto ambiental, a partir da coleta de cartões magnéticos que seriam descartados na natureza após o uso. No encerramento, todos os membros que integram ou já integraram a coordenação do capítulo foram saudados pelos presentes, celebrando a trajetória e as conquistas do IBGC no Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...