Evento celebra 20 anos do capítulo carioca e destaca a importância da governança corporativa no setor energético
O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) promoveu o evento Conexão Governança Rio de Janeiro, destacando a importância da governança corporativa no desenvolvimento econômico do estado, com ênfase no setor energético e na transição sustentável. Realizado na última quarta-feira, 5 de junho, na Casa Firjan, o evento reuniu 150 participantes e celebrou os 20 anos do capítulo do IBGC na capital fluminense.
Durante o encontro, palestrantes de renome na economia local abordaram temas cruciais para a economia regional, como energia e transição energética, inovação, empresas familiares e turismo de eventos. Cristina Pinho, vice-presidente do conselho de administração do IBGC, destacou a relevância da governança corporativa para o desenvolvimento do estado, especialmente em setores essenciais como o de energia. “Algo que me deixa muito feliz, mas também muito atenta, porque parte dos setores importantes para nossa economia estão diretamente relacionados à preservação do nosso planeta e das nossas pessoas e suas diferenças”, afirmou Cristina.
Cristina também ressaltou o crescimento da atuação do IBGC nos capítulos regionais: “Hoje, 50% da nossa base de associados está nas regionais, e a realização de um evento como este só é possível graças ao trabalho conjunto da gestão do instituto e de associados, que dedicam tempo e experiência para fazer a curadoria de conteúdos.”
O painel sobre Energia e Transição Energética foi um dos principais destaques do evento. Participaram Bruno Klapper Lopes, governance officer na Eletrobras; Daniel Martins, sócio e líder de consultoria para o setor de energia e serviços de utilidade pública na PwC Brasil; e Sylvie D’Apote, diretora executiva de gás natural do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP). A moderação foi conduzida por Silvia Pereira, coordenadora do capítulo Rio de Janeiro. O debate abordou os desafios e oportunidades da transição para fontes de energia renováveis, a importância de políticas de governança robustas para garantir a sustentabilidade e a resiliência do setor energético.
Após o evento, os presentes comemoraram as duas décadas de atuação do capítulo em um coquetel, homenageando os fundadores e coordenadores gerais dos mandatos anteriores: Antônio Alberto Gouvêa Vieira, Eliane Lustosa, João Laudo de Camargo, José Luiz de Souza Motta, Lúcia Casasanta e Patrícia Garcia. Márcia Aguiar, diretora de relacionamento e marketing do IBGC, destacou a dedicação dos voluntários ao longo dos anos: “Este grupo representa o trabalho de todo o nosso voluntariado que se empenhou ao longo de vinte anos a levar a boa governança corporativa cada vez mais longe.”
Os homenageados receberam mosaicos de cartão produzidos com matéria-prima de baixo impacto ambiental, a partir da coleta de cartões magnéticos que seriam descartados na natureza após o uso. No encerramento, todos os membros que integram ou já integraram a coordenação do capítulo foram saudados pelos presentes, celebrando a trajetória e as conquistas do IBGC no Rio de Janeiro.