Iberdrola e bp pulse lançam joint venture de carregamento rápido e ultrarrápido

Data:

Compartilhe:

A companhia inicia suas atividades com mais de 300 pontos de carregamento públicos em operação e prevê a instalação de quase 5.000 na Espanha e em Portugal até 2025.

A Iberdrola e a BP Pulse anunciaram oficialmente o lançamento de sua joint venture, após receberem as aprovações regulatórias necessárias. A nova empresa tem como objetivo criar a maior rede pública de carregamento de alta velocidade na Península Ibérica, facilitando o acesso à infraestrutura de carregamento de alta velocidade e impulsionando os veículos elétricos.

A joint venture planeja investir 1 bilhão de euros para instalar 5.000 pontos de carregamento até 2025 e 11.700 até 2030, todos alimentados por energia 100% renovável. Atualmente, a empresa já possui mais de 300 pontos de carregamento rápido e ultrarrápido em operação para veículos elétricos.

A nova empresa terá sede em Madri e no Porto, liderada por Pablo Pirles da Iberdrola como CEO e Elena Melia da bp como futura CFO. A Iberdrola oferece serviços abrangentes de mobilidade, enquanto a bp contribui com uma rede de 1.300 estações de serviço que podem ser utilizadas como centros de carregamento.

A joint venture visa tornar o carregamento público ultrarrápido acessível a todos, impulsionando a transição para veículos elétricos com energia 100% renovável. A parceria busca acelerar a transição para um transporte mais sustentável, aproveitando os pontos fortes e recursos das duas empresas.

A Iberdrola tem buscado parcerias estratégicas, incluindo acordos com a Mapfre, Norges Bank Investment Management, Masdar, GIC e Energy Infrastructure Partners. Para a bp, o carregamento de veículos elétricos é um dos principais negócios em sua jornada para se tornar uma empresa integrada de energia, com parcerias adicionais com Uber, Hertz, Marks & Spencer, REWE, DiDi e Tesla.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...