A companhia inicia suas atividades com mais de 300 pontos de carregamento públicos em operação e prevê a instalação de quase 5.000 na Espanha e em Portugal até 2025.
A Iberdrola e a BP Pulse anunciaram oficialmente o lançamento de sua joint venture, após receberem as aprovações regulatórias necessárias. A nova empresa tem como objetivo criar a maior rede pública de carregamento de alta velocidade na Península Ibérica, facilitando o acesso à infraestrutura de carregamento de alta velocidade e impulsionando os veículos elétricos.
A joint venture planeja investir 1 bilhão de euros para instalar 5.000 pontos de carregamento até 2025 e 11.700 até 2030, todos alimentados por energia 100% renovável. Atualmente, a empresa já possui mais de 300 pontos de carregamento rápido e ultrarrápido em operação para veículos elétricos.
A nova empresa terá sede em Madri e no Porto, liderada por Pablo Pirles da Iberdrola como CEO e Elena Melia da bp como futura CFO. A Iberdrola oferece serviços abrangentes de mobilidade, enquanto a bp contribui com uma rede de 1.300 estações de serviço que podem ser utilizadas como centros de carregamento.
A joint venture visa tornar o carregamento público ultrarrápido acessível a todos, impulsionando a transição para veículos elétricos com energia 100% renovável. A parceria busca acelerar a transição para um transporte mais sustentável, aproveitando os pontos fortes e recursos das duas empresas.
A Iberdrola tem buscado parcerias estratégicas, incluindo acordos com a Mapfre, Norges Bank Investment Management, Masdar, GIC e Energy Infrastructure Partners. Para a bp, o carregamento de veículos elétricos é um dos principais negócios em sua jornada para se tornar uma empresa integrada de energia, com parcerias adicionais com Uber, Hertz, Marks & Spencer, REWE, DiDi e Tesla.