MME Debate Perspectivas e Desafios das Baterias no Sistema Interligado Nacional

Data:

Compartilhe:

Seminário do Ministério de Minas e Energia reúne especialistas para discutir soluções e avanços no armazenamento de energia elétrica no Brasil

Na última sexta-feira (24/05), o Ministério de Minas e Energia (MME) promoveu o Seminário Perspectivas e Desafios para as Baterias no Sistema Nacional Interligado (SIN), reunindo diversos especialistas e entidades do setor elétrico brasileiro. O evento destacou as análises da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (ABSAE), com foco na construção de soluções inovadoras para o sistema elétrico nacional.

O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enfatizou a relevância do armazenamento de energia no contexto do Leilão de Reserva de Capacidade de Potência (LRCAP), ressaltando a importância do debate para garantir a segurança energética do país a um custo acessível. “As contribuições recebidas na consulta pública nos mostraram que é fundamental discutir e planejar como aproveitar a complementaridade das soluções de armazenamento para assegurar a segurança energética com menor custo para a população”, explicou Silveira.

O Secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral, destacou que o armazenamento de energia está se tornando cada vez mais competitivo, com diversas aplicações possíveis. Ele salientou a necessidade de reconhecer as múltiplas qualidades e potenciais do armazenamento para um planejamento eficiente e dimensionamento adequado dos critérios de segurança do suprimento. “É essencial criar critérios específicos de segurança do suprimento dimensionados para requisitos sistêmicos de flexibilidade”, afirmou Barral.

Durante o seminário, Christiany Faria, diretora do Departamento de Planejamento e Outorgas de Geração de Energia Elétrica do MME, apresentou os resultados da consulta pública nº 160 sobre o LRCAP, aberta em março deste ano. A consulta recebeu 780 contribuições de diversos agentes, incluindo empresas de energia, organizações, órgãos governamentais e cidadãos, totalizando 141 documentos em 50 dias. Faria destacou que aproximadamente 15% das contribuições abordaram o tema do armazenamento de energia, sendo que 49% destas se referiram especificamente a baterias stand-alone ou associadas.

O LRCAP visa contratar potência elétrica de empreendimentos de geração, tanto novos quanto existentes, para suprimento a partir de 2027 e 2028. Atualmente, o processo está na fase de análise das contribuições para a elaboração da minuta de portaria, que será publicada em breve.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...