Copel Testa com Sucesso Maior Sistema de Armazenamento Móvel de Energia do Brasil em Curitiba

Data:

Compartilhe:

Avanço Tecnológico Promete Mais Resiliência e Segurança para o Setor Elétrico Brasileiro

Em um avanço significativo para o setor elétrico brasileiro, a Copel concluiu com sucesso o teste do maior sistema de armazenamento móvel de energia do país, em Curitiba. O projeto, que visa enfrentar um dos principais desafios do setor – o armazenamento de energia – alcançou um marco importante no último fim de semana, ao alimentar todo o polo da empresa no bairro Atuba com energia elétrica armazenada por um sistema móvel instalado sobre duas carretas.

O sistema, considerado o maior conjunto de armazenamento móvel do Brasil, é composto por baterias de lítio, conversor de energia, transformador elevador e dispositivos de conexão e proteção de média tensão. Com uma potência de 1 MW (megawatt) e capacidade de armazenamento superior a 1 MWh (megawatt-hora) de energia, equivalente ao consumo médio de 22 residências paranaenses ao longo de uma semana, o projeto representa uma inovação significativa no campo do armazenamento de energia.

A constituição da microrrede, simulando uma situação de contingência na rede de distribuição de energia, demonstra o potencial dessa tecnologia para evitar a falta de energia no futuro, especialmente em situações como temporais, batidas de carros em postes e outras intervenções externas que podem interromper o fornecimento normal pela rede elétrica da concessionária.

O engenheiro Rodrigo Braun dos Santos, da área de Projetos Especiais da Copel, enfatiza o potencial disruptivo dos sistemas de armazenamento de energia e das microrredes. Ele ressalta que essa iniciativa não apenas representa um marco histórico, sendo a primeira microrrede temporária do gênero no Brasil, mas também impulsiona o caminho em direção a um futuro mais resiliente e sustentável no setor energético.

O teste do sistema de armazenamento móvel faz parte de um projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D Aneel) da Copel, que investe R$ 34,6 milhões no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor energético. Além deste projeto, a companhia está trabalhando com outros três sistemas de armazenamento em diferentes regiões do Estado.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...