ANEEL aprova Reajuste Tarifário para Quatro Permissionárias de Distribuição

Data:

Compartilhe:

Novas tarifas entrarão em vigor na próxima segunda-feira, com impactos variados nas regiões do Rio de Janeiro e São Paulo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta terça-feira (23/4) a aprovação dos reajustes tarifários de quatro permissionárias de distribuição de energia elétrica. Entre as cooperativas autorizadas, três estão localizadas no Rio de Janeiro e uma em São Paulo. As novas tarifas entrarão em vigor na próxima segunda-feira (29/4).

Confira os índices de reajuste que serão aplicados nas tarifas das permissionárias:

PermissionáriaAlta TensãoBaixa TensãoEfeito MédioEfeito B1
Ceres (RJ)20,40%10,70%11,93%10,73%
Ceripa (SP)-0,55%-19,65%-11,60%-19,64%
Cerci (RJ)3,48%6,63%6,47%6,30%
Ceral Araruama (RJ)-0,20%0,93%0,77%0,84%

Os efeitos médios variam de acordo com cada permissionária e são resultado da atualização dos itens de custos variáveis e não variáveis, bem como da inclusão de componentes financeiros nos cálculos tarifários. Destaque-se que os custos de transmissão impactaram os cálculos em média em 1,45%, enquanto os custos de compra de energia apresentaram uma média de -3,99%, refletindo uma redução nos custos para algumas permissionárias.

As metodologias aplicadas para os cálculos foram de revisão tarifária periódica para Ceres e Ceripa, enquanto Cerci e Ceral Araruama passaram por reajuste tarifário anual. As regras de reajuste e revisão tarifária estão definidas no módulo 8 dos Procedimentos de Regulação Tarifária (Proret), conforme a Resolução Normativa nº 1.058/2023.

Importante ressaltar que, no caso da permissionária Ceres, que se encontra inadimplente com suas obrigações intrassetoriais, o reajuste tarifário será suspenso até a regularização da inadimplência, conforme previsto na Lei nº 8.631/1993.

Essas medidas buscam equilibrar os custos e garantir a qualidade do serviço prestado pelas permissionárias de distribuição de energia elétrica, beneficiando os consumidores das regiões atendidas por essas cooperativas.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...