Primeiro Dia de Reunião Destaca Debate Sobre Redução de Riscos de Financiamento para Transição Energética

Data:

Compartilhe:

Grupo de Trabalho Coordenado pelo MME Reúne Delegações para Discutir Avanços Cruciais na Agenda Global de Energia Limpa

O Ministério de Minas e Energia (MME) deu início, no dia 15 de abril, à segunda reunião do Grupo de Trabalho (GT) sobre Transições Energéticas do G20, marcada por debates substantivos sobre a redução dos riscos de financiamento para a transição energética. O encontro, realizado na sede do Serpro, em Brasília (DF), reuniu cerca de 40 delegações estrangeiras, incluindo países membros do G20, países convidados e organizações internacionais.

O principal tema em discussão foi o avanço no acesso ao financiamento para a transição energética, especialmente nas economias emergentes. Mariana Espécie, assessora especial do MME e coordenadora do GT sobre Transições Energéticas no G20, destacou a importância de abordar os desafios relacionados ao planejamento energético e ao desenho de políticas e ferramentas que facilitem o financiamento para energia limpa.

Durante o diálogo de alto nível, Espécie enfatizou os benefícios sociais, econômicos e ambientais da transição energética, ressaltando a necessidade de recursos públicos e privados para impulsionar esse processo, especialmente nas economias emergentes. O Brasil, como anfitrião do encontro, propôs a importância do planejamento energético de curto, médio e longo prazo para reduzir os riscos de investimentos e atrair capital para a transição energética.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enfatizou a necessidade de ações mais efetivas para garantir que o fluxo de investimentos em transição energética alcance os países em desenvolvimento. Com base em estimativas da Agência Internacional de Energia (IEA), Silveira destacou a importância de aumentar significativamente os investimentos anuais em energia limpa para atingir as metas estabelecidas na COP28, em Dubai.

Além disso, Silveira ressaltou que as transições energéticas e a promoção do desenvolvimento sustentável estão no centro da agenda de trabalho do Brasil no G20. O GT, coordenado pelo MME em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), visa promover uma ação política coordenada para acelerar e maximizar os benefícios da transição energética em todo o mundo.

No segundo dia de reunião, as discussões continuarão focadas no financiamento e serão iniciadas as conversas sobre a dimensão social na transição energética, refletindo uma das prioridades da agenda de trabalho do grupo.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...