ABSOLAR e EPE debatem inclusão do armazenamento de energia em leilões de 2024

Data:

Compartilhe:

Reunião entre associação e empresa discute avanços necessários para inserção eficiente de sistemas de armazenamento e energias renováveis nos certames.

Na segunda-feira, 1º de abril, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) se reuniram para discutir a inclusão de sistemas de armazenamento de energia nos leilões de 2024, com foco no Leilão de Reserva de Capacidade e no Leilão de Sistemas Isolados.

O encontro evidenciou a necessidade de revisão das diretrizes do Leilão de Reserva de Capacidade de 2024 para incorporar a participação dos sistemas de armazenamento, conforme apontado nas contribuições à Consulta Pública MME nº 160/2024. A EPE compartilhou que, segundo seus estudos, a alocação de 4 horas diárias de reserva de capacidade, de forma contínua ou intermitente, atende à maioria das necessidades identificadas para o certame.

Além disso, foram abordadas incertezas relacionadas ao cálculo da garantia física e à margem de escoamento para projetos de energia renovável com armazenamento associado. A criação de um produto de flexibilidade também foi destacada, especialmente em regiões como o norte de Minas Gerais, onde a equipe da EPE está trabalhando para quantificar as necessidades e estabelecer requisitos.

No que diz respeito ao próximo Leilão de Sistemas Isolados, a ABSOLAR enfatizou a importância de evoluir a metodologia de cálculo do preço dos combustíveis, considerando a sua evolução futura, e a necessidade de contratos mais longos para viabilizar soluções com maior participação de energias renováveis.

A EPE informou que concluiu estudos nesses pontos e que a evolução dos preços dos combustíveis será considerada adequadamente no próximo leilão. Quanto à duração dos contratos, a empresa destacou a dificuldade de estimar precisamente a demanda dos Sistemas Isolados no longo prazo como um fator limitante para contratos mais longos, mas afirmou que está buscando soluções para essa questão.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...