Home Armazenamento de Energia ABSOLAR e EPE debatem inclusão do armazenamento de energia em leilões de...

ABSOLAR e EPE debatem inclusão do armazenamento de energia em leilões de 2024

Reunião entre associação e empresa discute avanços necessários para inserção eficiente de sistemas de armazenamento e energias renováveis nos certames.

Na segunda-feira, 1º de abril, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) se reuniram para discutir a inclusão de sistemas de armazenamento de energia nos leilões de 2024, com foco no Leilão de Reserva de Capacidade e no Leilão de Sistemas Isolados.

O encontro evidenciou a necessidade de revisão das diretrizes do Leilão de Reserva de Capacidade de 2024 para incorporar a participação dos sistemas de armazenamento, conforme apontado nas contribuições à Consulta Pública MME nº 160/2024. A EPE compartilhou que, segundo seus estudos, a alocação de 4 horas diárias de reserva de capacidade, de forma contínua ou intermitente, atende à maioria das necessidades identificadas para o certame.

Além disso, foram abordadas incertezas relacionadas ao cálculo da garantia física e à margem de escoamento para projetos de energia renovável com armazenamento associado. A criação de um produto de flexibilidade também foi destacada, especialmente em regiões como o norte de Minas Gerais, onde a equipe da EPE está trabalhando para quantificar as necessidades e estabelecer requisitos.

No que diz respeito ao próximo Leilão de Sistemas Isolados, a ABSOLAR enfatizou a importância de evoluir a metodologia de cálculo do preço dos combustíveis, considerando a sua evolução futura, e a necessidade de contratos mais longos para viabilizar soluções com maior participação de energias renováveis.

A EPE informou que concluiu estudos nesses pontos e que a evolução dos preços dos combustíveis será considerada adequadamente no próximo leilão. Quanto à duração dos contratos, a empresa destacou a dificuldade de estimar precisamente a demanda dos Sistemas Isolados no longo prazo como um fator limitante para contratos mais longos, mas afirmou que está buscando soluções para essa questão.

Exit mobile version