Fitch Afasta Dúvidas e Afirma Ratings Positivos da Alupar Investimento SA

Data:

Compartilhe:

Agência de classificação de risco destaca baixo risco de negócio e perspectiva estável para o grupo

Na última avaliação realizada pela Fitch Ratings, divulgada hoje, os Ratings da Alupar Investimento SA e suas subsidiárias foram reafirmados, destacando a confiança da agência na solidez financeira e no desempenho operacional do grupo.

A Fitch manteve os IDRs (Issuer Default Ratings) de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local da Alupar em ‘BB+’, enquanto a subsidiária Alupar Chile Inversiones SpA (Alupar Chile) manteve seu rating em ‘BBB-‘. Além disso, os Ratings Nacionais e de debêntures locais em circulação da Alupar e de sua subsidiária Foz do Rio Claro Energia SA foram reafirmados em ‘AAA(bra)’.

A subsidiária da Alupar, Amazônia Empresa Transmissora de Energia SA (AETE), também teve seu Rating Nacional em Escala Nacional mantido em ‘AA+(bra)’, juntamente com as debêntures locais em circulação.

A perspectiva para os ratings corporativos é estável, refletindo a visão otimista da Fitch em relação ao baixo risco de negócio da Alupar, respaldado por seu diversificado portfólio de ativos de transmissão de energia no Brasil. A empresa destaca-se pela previsibilidade de suas receitas e pelas altas margens operacionais.

A Fitch ressaltou que os ratings da Alupar também são beneficiados pela atividade de geração de energia, que desempenha um papel crucial na mitigação de riscos operacionais e regulatórios. A agência de classificação de risco espera que o grupo continue a reduzir sua alavancagem e alcance fluxo de caixa livre (FCF) positivo nos próximos anos, à medida que os investimentos diminuem.

Entretanto, a Fitch observa que o IDR em Moeda Estrangeira da Alupar é limitado pelo teto-país ‘BB+’ do Brasil, enquanto o ambiente operacional no país também limita o IDR em Moeda Local.

Os ratings positivos da Alupar Chile e da Foz do Rio Claro refletem, principalmente, os altos incentivos legais da Alupar para apoiar essas empresas. Por sua vez, o rating da AETE se beneficia de incentivos operacionais médios, consolidando a posição sólida do grupo no setor de energia.

A reafirmação dos ratings pela Fitch reforça a confiança no sólido desempenho financeiro e na governança corporativa da Alupar, consolidando sua posição como uma referência no mercado de energia.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...