ANEEL registra adequabilidade de Projeto Hidrelétrico no Rio Sacre

Data:

Compartilhe:

Despacho nº 5.128, datado de 26 de dezembro de 2023, referente à Nota Técnica 1.117/2023-SCE/ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) emitiu o Despacho nº 5.128, datado de 26 de dezembro de 2023, referente à Nota Técnica 1.117/2023-SCE/ANEEL, registrando a compatibilidade do Sumário Executivo com os Estudos de Inventário Hidrelétrico. A decisão, assinada pela Superintendente Adjunta de Concessões, Permissões e Autorizações de Serviços de Energia Elétrica da ANEEL, está vinculada ao Processo n° 48500.005806/2022-01.

O despacho envolve o Projeto Básico da Usina Hidrelétrica PPG-147, que possui uma potência instalada de 44.001,90 kW. O empreendimento, identificado pelo Código Único de Empreendimentos de Geração (CEG) UHE.PH.MT.035493-7.01, é de titularidade da KA Energia Ltda., inscrita no CNPJ 22.933.611/0001-25. A usina está localizada no rio Sacre, sub-bacia 17, na bacia hidrográfica do rio Amazonas, com a casa de força situada em Brasnorte, Mato Grosso – MT.

O Despacho de Registro da Adequabilidade do Sumário Executivo (DRS-UHE) tem como objetivo permitir que a empresa solicite o Licenciamento Ambiental nos órgãos competentes. A homologação dos parâmetros para o cálculo da Garantia Física do empreendimento será realizada pela ANEEL apenas após a apresentação do licenciamento ambiental, juntamente com a Declaração de Reserva de Disponibilidade Hídrica e informações atualizadas na tabela de Garantia Física do Sumário Executivo.

É importante destacar que o Despacho perderá a vigência caso não seja requerida a outorga do empreendimento dentro de oito anos a partir da data de sua publicação. Além disso, após esse período, será necessário apresentar o licenciamento ambiental pertinente e a Declaração de Reserva de Disponibilidade Hídrica (DRDH), conforme previsto nos §§ 6º e 7º do art. 27 da Resolução Normativa nº 875, de 10 de março de 2020.

A ANEEL também informa que a Garantia de Registro poderá ser devolvida, de acordo com os termos estabelecidos no item 13.2-B do Anexo V da Resolução Normativa nº 875, de 10 de março de 2020.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...