Quarta-feira, Maio 28, 2025
23.9 C
Rio de Janeiro

COP-30, cooperação e o contexto de conflitos internacionais

Por Fernanda Brandão, coordenadora de Relações Internacionais da Faculdade Mackenzie Rio

Em 2025, o Brasil recebe duas reuniões multilaterais importantes na promoção da cooperação internacional em torno de temas importantes como questões ambientais e a cooperação econômica entre os países do sul global: a Conferência das Parte da ONU (COP-30) e os BRICS. Ambos os eventos, liderados pelo Brasil, são formas de fortalecer o protagonismo brasileiro no contexto internacional. No caso particular da COP-30, a conferência está relacionada com a volta do país ao cenário internacional ocupando uma posição de liderança e proatividade nas questões ambientais globais.

A questão da mudança climática tem se tornado cada vez mais urgente. Se nos anos 1990 a discussão girava em torno de como mitigar o aquecimento global, hoje já se trabalha com a perspectiva de adaptação às mudanças climáticas que já aconteceram e têm tido efeitos diretos sobre os padrões pluviais, os períodos de estiagem e fenômenos climáticos atípicos. Torna-se cada vez mais importante a cooperação dos países para uma transição energética efetiva e justa de forma a limitar o aquecimento global. Ao mesmo tempo, a necessidade de investimento para adaptação das cidades e da infraestrutura dos países diante das mudanças no clima já se mostram como inescapáveis. Assim, nos últimos anos, tem tomado força a ideia de financiamento climático, que é a busca e captação de investimento voltados para a fomentação da transição energética, contribuindo para a mitigação das emissões de gases do efeito estufa, e também, para o investimento na adaptação das cidades para a nova realidade climática global.

Contudo, neste ano, a Conferência das Parte da ONU acontecerá em um contexto global de conflitos internacionais, de competição e de insegurança. A manutenção do conflito na Ucrânia, a guerra sem fim de Israel em Gaza e as ameaças ao Irã, as tensões e troca de agressões armadas entre Índia e Paquistão, são exemplos de conflitos internacionais importantes que aumentam as preocupações de segurança no contexto global. No âmbito econômico, a guerra tarifária iniciada pelo governo Trump fragmenta antigas parcerias econômicas e promove um reordenamento das relações econômicas globais com o afastamento de parceiros tradicionais e a aproximação de novos parceiros. Esses eventos fortalecem o clima de incerteza e insegurança na política internacional criando um cenário não propício para a cooperação em torno de temas como as questões climáticas, por exemplo.

O problema da mudança climática é uma questão cuja solução depende de uma cooperação global ampla. Onde a ação unilateral de um país tem efeito limitado sobre um problema que afeta todos os países em maior ou menor grau. Assim, o grande desafio para a diplomacia dos países e para as redes de advocacy em torno das questões ambientais é conseguir criar as condições para um acordo climático mais ambicioso em um cenário internacional não propício para a cooperação no âmbito multilateral. A atuação dos diplomatas e negociadores se torna fundamental, porém desafiadora, nesse contexto em que as questões ambientais são sobrepostas por interesses econômicos e de segurança dos países.

Destaques

MME prorroga prazo para contribuições sobre harmonização regulatória do mercado de gás natural até 10 de junho

Prorrogação amplia participação social na construção do Pacto Nacional...

Brasil e Argentina avançam na integração do mercado de gás natural na América do Sul

Seminário internacional liderado pelo Ministério de Minas e Energia...

EPE conclui Revisão Extraordinária da Garantia Física da UHE Jirau e redefine parâmetros operacionais

Análise considera novo acordo bilateral entre Brasil e Bolívia...

Brasil Avança para a Liderança Global no Hidrogênio Verde com Investimentos Bilionários em Minas Gerais e no Porto do Açu

H2Brazil firma acordos estratégicos para implantação das primeiras plantas...

Últimas Notícias

A liderança do Brasil em questões ambientais e suas contradições

Por Fernanda Brandão, coordenadora de Relações Internacionais da Faculdade...

Brasil bate recorde no mercado livre de energia com 70 mil...

Medida Provisória 1300 impulsiona abertura do setor para residências...

ANEEL lança Prêmio de Inovação para reconhecer excelência no setor elétrico...

Premiação inédita contemplará empresas, profissionais e pesquisadores; primeira edição...

Auren Energia desiste de 159,6 MW em eólicas da Bahia após...

Revogação de outorgas no Complexo Eólico Tucano expõe desafios...

Enel São Paulo investe R$ 3 milhões em projeto de eficiência...

Iniciativa viabilizada pelo Programa de Eficiência Energética da Aneel...

Artigos Relacionados

Categorias Populares