Quinta-feira, Maio 22, 2025
25.4 C
Rio de Janeiro

Grupo Equatorial reforça compromisso com ESG e retorna ao Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3

Companhia integra, pela segunda vez, a carteira do ISE B3, que reconhece empresas com excelência em práticas ambientais, sociais e de governança no Brasil.

O Grupo Equatorial Energia, um dos principais players do setor elétrico brasileiro, foi novamente incluído na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, que reconhece as empresas de capital aberto com as melhores práticas em sustentabilidade no Brasil. Esta é a segunda vez que a companhia integra o ISE, reflexo direto da evolução e fortalecimento de suas práticas nos pilares ambiental, social e de governança (ESG).

O reconhecimento foi divulgado após uma rigorosa avaliação conduzida pela B3, que analisa critérios abrangentes de desempenho econômico, eficiência ambiental, responsabilidade social e robustez na governança corporativa. Nesta edição, o índice conta com 82 empresas de 40 diferentes setores da economia, representando as organizações mais comprometidas com práticas sustentáveis no país.

Reconhecimento que fortalece a governança e a sustentabilidade

O Superintendente de Sustentabilidade do Grupo Equatorial, Carlos Afonso Araújo Melo, destacou que o retorno ao ISE B3 comprova o avanço constante da companhia na adoção de práticas sustentáveis e responsáveis.

“Estamos muito satisfeitos pelo nosso retorno ao ISE da B3. Isso reflete as boas práticas que estamos conduzindo em desenvolvimento sustentável. A avaliação rigorosa dos critérios de eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança reafirma o compromisso do Grupo Equatorial com a sustentabilidade”, afirmou.

A participação no ISE não apenas consolida a imagem da companhia entre os investidores como também é um selo de credibilidade perante a sociedade, demonstrando que o desenvolvimento dos negócios está alinhado aos princípios de responsabilidade socioambiental e à geração de valor de longo prazo.

O que é o ISE B3 e qual sua importância?

Lançado em 2005, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 é um dos principais indicadores de desempenho socioambiental e de governança das empresas listadas na bolsa brasileira. O índice serve como referência para investidores que buscam portfólios alinhados a critérios ESG, além de funcionar como uma ferramenta de indução de boas práticas corporativas.

Para compor a carteira do ISE, as empresas passam por um rigoroso processo de avaliação, que considera, inclusive, os resultados do CDP Climate Change 2024 (organização global que avalia o impacto ambiental de empresas). A composição final da carteira será atualizada novamente com base nos resultados definitivos do CDP, previstos até 28 de março de 2025.

Compromisso com ESG e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Tatiana Vasques, Diretora de Estratégia Financeira e Relações com Investidores do Grupo Equatorial, ressaltou que a inclusão no ISE atesta o alinhamento estratégico da companhia com os mais altos padrões de sustentabilidade.

“Isso reflete o comprometimento da companhia em incorporar critérios ambientais, sociais e de governança em suas operações e estratégias de negócios”, reforçou.

A atuação do Grupo Equatorial em ESG não se limita aos requisitos formais de mercado. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU, adotando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como norteadores de suas políticas e ações.

Por meio da Plataforma E+, o grupo realiza investimentos consistentes em projetos sociais, culturais e esportivos nas comunidades onde atua, fortalecendo o desenvolvimento local e gerando impacto social positivo.

Sustentabilidade como eixo estratégico

O reconhecimento no ISE B3 reafirma que a sustentabilidade está no centro da estratégia do Grupo Equatorial. A empresa entende que crescimento econômico e desenvolvimento sustentável caminham juntos, especialmente em um setor altamente sensível às questões ambientais e sociais como o elétrico.

Em um cenário de transição energética, descarbonização da economia e busca por eficiência operacional, empresas que adotam práticas ESG robustas são cada vez mais valorizadas pelo mercado, pelos consumidores e pela sociedade.

Estar no ISE não é apenas um selo, mas também um compromisso público com a transparência, a ética, a redução de impactos ambientais e a geração de valor social, além de ser um fator determinante na atração de investidores institucionais que priorizam práticas sustentáveis.

Próximos passos: avanço contínuo em sustentabilidade

O Grupo Equatorial reforça que seguirá investindo em iniciativas que promovam a inclusão social, a educação, a preservação ambiental e a inovação sustentável. A companhia acredita que o fortalecimento das práticas ESG é não só uma obrigação ética, mas também um diferencial competitivo essencial para garantir a longevidade dos negócios e contribuir ativamente para o desenvolvimento do país.

Destaques

Brasil Avança para a Liderança Global no Hidrogênio Verde com Investimentos Bilionários em Minas Gerais e no Porto do Açu

H2Brazil firma acordos estratégicos para implantação das primeiras plantas...

Gás de Vaca Muerta pode redefinir matriz energética e impulsionar reindustrialização no Brasil, afirma ministro

Alexandre Silveira destaca que a integração energética do Cone...

Petrobrás avalia energia nuclear como solução para descarbonizar plataformas offshore no pré-sal

Gigante do petróleo estuda uso de pequenos reatores modulares...

Últimas Notícias

Brasil Avança para a Liderança Global no Hidrogênio Verde com Investimentos...

H2Brazil firma acordos estratégicos para implantação das primeiras plantas...

Inflação de Energia na América Latina Despenca e Abre Espaço para...

Segundo relatório da OLADE, em março de 2025, a...

Reforma da Lei de Concessões avança no Congresso e promete destravar...

Projeto de Lei aprovado na Câmara traz novas regras...

Abertura antecipada do mercado livre de energia traz avanços e incertezas...

MP permite adesão de pequenos consumidores já em 2026,...

Gás de Vaca Muerta pode redefinir matriz energética e impulsionar reindustrialização...

Alexandre Silveira destaca que a integração energética do Cone...

Sudene injeta R$ 8,6 milhões na expansão eólica da Bahia e...

Com novo aporte do FDNE, o Complexo Eólico Assuruá...

Artigos Relacionados

Categorias Populares