Quinta-feira, Maio 8, 2025
23.9 C
Rio de Janeiro

Seminário de Gás Natural 2025 reúne lideranças globais e destaca papel estratégico do Brasil no setor

Evento promovido pelo IBP acontece nos dias 14 e 15 de maio, no Rio de Janeiro, com ingressos quase esgotados e foco em regulação, infraestrutura e transição energética

As últimas unidades de ingresso para o Seminário de Gás Natural 2025, promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), estão prestes a se esgotar. O evento, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de maio, no Hotel Fairmont, em Copacabana (RJ), se consolida como um dos principais fóruns de debate sobre o futuro do gás natural no Brasil. A cada dois anos, o encontro reúne lideranças empresariais, formuladores de políticas públicas e especialistas de renome internacional para discutir caminhos regulatórios, tributários, ambientais e comerciais do setor.

Sob o tema “Diversificação e Competitividade: Pilares para uma Expansão Sustentável”, a edição de 2025 pretende lançar luz sobre os desafios e as oportunidades que moldam o presente e o futuro do mercado de gás natural no Brasil. A programação inclui painéis estratégicos sobre oferta e demanda, infraestrutura, investimentos, transição energética e o papel do gás na reindustrialização nacional.

Participação internacional e discussões estratégicas

Estão confirmadas presenças de peso como Andrea Stegher, vice-presidente da International Gas Union; Heloisa Borges, diretora da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); Luiz Felipe Coutinho, CEO da Origem Energia; Sylvie D´Apote, diretora executiva de gás natural do IBP; Soledad Lysak, diretora-geral da TotalEnergies Cono Sur; Paula Pereira, country manager da Galp; Rodrigo Soares, da Shell Energy Trading Brazil; Verônica Coelho, da Equinor; e o professor Edmar Almeida, do Instituto de Energia da PUC-Rio, entre outros.

A presença de representantes de empresas globais e autoridades regulatórias demonstra o grau de interesse e o potencial estratégico do Brasil na consolidação de um mercado de gás natural mais robusto, dinâmico e integrado à matriz energética sustentável.

Primeiro dia: Oferta, demanda e usos do gás natural

O primeiro dia de seminário será dedicado à análise das perspectivas de crescimento da oferta de gás natural, tanto de origem nacional quanto por meio da importação da Argentina e de GNL. Segundo projeções da EPE, a produção interna poderá dobrar em relação ao patamar atual, enquanto a capacidade de importação deve avançar 20%.

Outro destaque será o debate sobre a competitividade do gás em diferentes segmentos: indústria, mobilidade urbana e de cargas e geração elétrica complementar às fontes renováveis. A crescente demanda por energia, impulsionada por data centers e tecnologias de inteligência artificial, também será pauta prioritária.

O dia contará ainda com palestra do economista Marcos Lisboa, abordando o “Cenário econômico e seus impactos na reindustrialização do Brasil”.

Segundo dia: Infraestrutura, marco legal e transição energética

O segundo dia será marcado por discussões sobre os investimentos necessários para expandir a infraestrutura do setor e eliminar gargalos que dificultam o crescimento da oferta e da demanda. O Plano Nacional Integrado das Infraestruturas de Gás Natural e Biometano (PNIIGB) será amplamente discutido, bem como o aprimoramento do marco regulatório e as reformas tributárias.

Além disso, estarão em pauta os próximos passos para a consolidação de um mercado de gás mais flexível, competitivo e líquido, com a proposta de criação de hubs de comercialização e uma bolsa de negociação específica para o setor.

Encerrando o evento, haverá um painel especial sobre o papel do gás natural como vetor estratégico da transição energética justa, equilibrada e segura, em linha com os compromissos de descarbonização assumidos internacionalmente. A diretora do IBP, Sylvie D’Apote, destaca; “Será uma oportunidade única para discutir o gás natural como atividade viabilizadora da descarbonização e também como fonte complementar à geração renovável, assegurando a resiliência do sistema frente a eventos climáticos extremos.”

Serviço e últimas oportunidades

Os interessados em participar devem acessar o site seminariodegasnatural.ibp.org.br para adquirir seus ingressos, enquanto ainda há disponibilidade. O credenciamento de imprensa também está disponível pelo link específico no portal do evento.

Com debates atuais, programação de excelência e participação de grandes lideranças do setor, o Seminário de Gás Natural 2025 se consolida como espaço essencial para entender os rumos do setor no Brasil. Para o mercado energético, o evento é um termômetro das tendências, desafios e estratégias que marcarão os próximos anos.

Destaques

Últimas Notícias

Brasil perde posição no ranking global de geração solar em 2024...

Relatório da SolarPower Europe aponta crescimento de apenas 21%...

Governo intensifica planejamento da transmissão elétrica com 37 estudos previstos para...

Agenda divulgada pelo MME e EPE contempla projetos estratégicos...

EPE aprova projeto estratégico de gás natural na Bahia e inaugura...

Primeira análise técnica no escopo do novo decreto viabiliza...

Brasil negocia com Banco do BRICS financiamento bilionário para maior linha...

Projeto Graça Aranha conectará Maranhão, Tocantins e Goiás com...

Neoenergia avança no ranking do ISE B3 e assume protagonismo em...

Empresa sobe 11 posições na carteira 2024/2025 do Índice...

Cemig inaugura nova subestação em Mutum e fortalece sistema elétrico no...

Com investimento de R$ 62 milhões, obra integra o...

Artigos Relacionados

Categorias Populares