Diretoria terá como foco modernização de arquiteturas digitais, IA e automação
A Minsait, empresa de tecnologia da informação e consultoria do grupo Indra, acaba de anunciar uma movimentação estratégica para reforçar sua presença no setor de energia e utilities: a nomeação de Henrique Florido como novo diretor de Arquitetura e Soluções. A nova estrutura integra a diretoria executiva liderada por Guilherme Solleiro e representa um passo relevante da empresa para alinhar suas soluções tecnológicas aos crescentes desafios do setor energético brasileiro.
Com mais de 19 anos de experiência em projetos de transformação digital, Florido traz em sua bagagem um histórico consolidado em ciência de dados, automação, robotização e implementação de sistemas ERP. Desde 2022, atuava como diretor de Inteligência Artificial e Dados na própria Minsait, área que agora será liderada por Mario Nozima. A transição sinaliza a ampliação do papel da tecnologia como catalisadora de soluções para os novos paradigmas energéticos — marcados pela digitalização, descentralização, descarbonização e democratização do consumo.
Graduado em Administração de Empresas pela FIAP e com MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor pela PUCRS, o executivo possui ainda especialização em gerenciamento de projetos pela Universidade da Califórnia em Irvine (UCI) e múltiplas certificações em tecnologia e gestão. Sua formação multidisciplinar é vista como um diferencial para promover sinergias entre as necessidades de negócio e as respostas tecnológicas escaláveis exigidas por um setor em plena transformação.
Transformações profundas e oportunidades emergentes
O setor elétrico atravessa um momento de disrupção sistêmica, impulsionado pela transição energética global, novas exigências regulatórias, digitalização de ativos, integração entre TI e OT (tecnologia da informação e tecnologia operacional), além da crescente demanda por sustentabilidade e eficiência. Nesse cenário, a Minsait busca posicionar-se não apenas como fornecedora de soluções, mas como parceira estratégica para a inovação no setor.
“A Minsait tem uma base sólida de conhecimento e um portfólio robusto para o setor de Energia e Utilities. O momento é de conectar essa expertise a uma visão de futuro, acelerando a adoção de tecnologias que tragam impacto real aos nossos clientes. Minha trajetória em dados e IA é um ativo importante para ajudar a impulsionar essa transformação de forma consistente e orientada a valor”, afirmou Florido ao assumir o novo cargo.
Entre os principais focos da nova diretoria, estão:
- A modernização das arquiteturas digitais, promovendo integração entre sistemas legados e novas plataformas;
- A ampliação do uso de inteligência artificial e automação em larga escala para processos operacionais e preditivos;
- O desenho de jornadas digitais que melhorem a experiência do consumidor e gerem eficiências operacionais reais;
- O estímulo à inovação orientada a dados, integrando analytics à tomada de decisões estratégicas das empresas de energia.
Aposta na escalabilidade e resiliência
A missão da nova diretoria é apoiar os clientes da Minsait na criação de infraestruturas digitais resilientes e inteligentes, capazes de operar em um ambiente de elevada complexidade técnica, regulatória e de consumo. Em um mercado marcado por mudanças rápidas — como a proliferação de fontes renováveis, redes inteligentes, armazenamento de energia e novos modelos de negócio —, a capacidade de escalar soluções com agilidade torna-se uma vantagem competitiva crítica.
Nesse sentido, a experiência anterior de Florido na liderança da área de IA e dados é vista como um elemento-chave para consolidar a atuação da Minsait em projetos de gestão preditiva de ativos, otimização de redes, modelagem de consumo, resposta à demanda e outras frentes estratégicas do setor.
Ao valorizar a integração entre tecnologia e negócio, a Minsait reafirma sua aposta na transformação digital como vetor de sustentabilidade, eficiência e inovação para o setor de energia e utilities no Brasil e na América Latina.