Segunda-feira, Abril 28, 2025
23.9 C
Rio de Janeiro

Assembleia Legislativa de Minas Gerais lança plano para combater impactos da crise climática

Iniciativa promove articulação parlamentar e políticas públicas voltadas à adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças do clima

Com o aumento das secas prolongadas, chuvas intensas, desastres naturais e mudanças bruscas de temperatura, a crise climática vem se impondo como um dos maiores desafios da contemporaneidade. Em Minas Gerais, a Assembleia Legislativa (ALMG) apresenta uma resposta concreta a essa realidade por meio do Plano Legislativo de Articulação e Monitoramento de Ações Relacionadas à Crise Climática (Plam Crise Climática).

Instituído para o biênio 2025-2026, o Plam propõe fortalecer a atuação parlamentar e impulsionar políticas públicas voltadas para a adaptação e mitigação dos impactos ambientais, sociais e econômicos derivados das mudanças do clima. A iniciativa é fruto dos debates realizados durante o seminário técnico “Crise Climática em Minas Gerais: Desafios na Convivência com a Seca e a Chuva Extrema”, realizado no ano anterior.

Segundo o presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite, o plano representa um passo inovador na forma como o Legislativo estadual encara a questão ambiental. “O Plam Crise Climática traduz de maneira concreta aquilo que aprendemos e discutimos durante o Seminário. Ele inova ao posicionar a Assembleia como articuladora de ações práticas e estratégias para enfrentar a crise”, afirmou.

Integração entre conhecimento técnico e ação parlamentar

Uma das principais vertentes do Plam é o fortalecimento da atuação parlamentar. As diretrizes estabelecidas no seminário técnico agora embasam a elaboração de pareceres legislativos, a apresentação de requerimentos e a condução de audiências públicas voltadas para os impactos das mudanças climáticas.

De acordo com Luíza Homen Oliveira, secretária-geral da Mesa da ALMG, essa atuação já vinha sendo delineada, mas o plano traz uma sistematização inédita. “A formalização do Plam materializa um trabalho participativo inovador e potencializa a resposta do Parlamento mineiro aos desafios climáticos”, destaca.

A carteira de proposições legislativas do Plam abrange projetos de lei e requerimentos que tratam da adaptação às mudanças climáticas e da proteção das populações mais vulneráveis, consolidando um compromisso institucional com o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais.

Inovação e fomento a políticas públicas

Outra frente de atuação do Plam é o impulso a políticas públicas inovadoras. Em parceria com o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), a ALMG está viabilizando a implementação de soluções selecionadas pelo Prêmio Assembleia de Incentivo à Inovação – Crise Climática.

Startups e associações vencedoras estão testando e aplicando seus projetos em municípios como Ipatinga, Florestal, Itajubá, Araguari e Jaíba. As soluções variam entre sistemas de monitoramento de desastres naturais, bioinseticidas sustentáveis, uso de inteligência artificial para o cultivo agrícola e implantação de agroflorestas.

A ação demonstra o novo papel do Legislativo, atuando como articulador e fomentador de projetos que vão além do âmbito legislativo, buscando resultados práticos para a adaptação às mudanças climáticas.

Projetos prioritários para resiliência climática

Dentro da perspectiva de resposta rápida aos desafios ambientais, o Plam identificou quatro projetos prioritários:

  • Construção de barraginhas e práticas de conservação de água e solo;
  • Ampliação do monitoramento climático estadual;
  • Apoio à estruturação da Defesa Civil nos municípios;
  • Divulgação e fortalecimento do Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP).

A Assembleia atuará como responsável pela governança dessas iniciativas, promovendo articulação institucional, capacitação técnica e captação de recursos financeiros.

Educação e conscientização ambiental

Reconhecendo a importância da educação na mudança de paradigmas, a ALMG também aposta em ações culturais. A exposição “Convivência com a crise climática em Minas Gerais”, aberta na Galeria de Arte do Palácio da Inconfidência, apresenta registros do seminário técnico, reforçando a conscientização sobre práticas adaptativas já adotadas em diversas regiões mineiras.

Além disso, o Memorial do Legislativo Mineiro implementou o quiz interativo “Mitos e verdades sobre a crise climática”, voltado para estudantes, com o objetivo de ampliar o entendimento das novas gerações sobre a emergência climática e sua relação com o comportamento humano.

A iniciativa mineira reforça a necessidade urgente de respostas integradas e concretas às mudanças climáticas, servindo de referência para outros estados e para o próprio Congresso Nacional.

Destaques

Energia hidrelétrica ganha papel estratégico na transição energética da América Latina e Caribe

Relatório da OLADE destaca desafios e oportunidades para a...

MME abre consulta pública para unificar regras do mercado de gás natural e atrair investimentos

Iniciativa do MME visa eliminar insegurança jurídica e promover...

Indústria reage à proposta de retirada de subsídios à energia solar em nome da tarifa social

FIEMS alerta para prejuízos ao setor produtivo, perda de...

Belo Monte avalia construção de nova barragem para elevar regularidade da geração de energia no Xingu

Estudo em fase inicial considera reservatório sem geradores para...

Últimas Notícias

Cemig fortalece presença no Sul e Centro-Oeste de Minas com nova...

Nova estrutura regionalizada e expansão de subestações reforçam compromisso...

TBG lança projeto inovador de Hub de Biometano para acelerar a...

A iniciativa visa conectar pequenos e médios produtores de...

Instituto Neoenergia lança edital inédito para impulsionar saúde e bem-estar em...

Ilumina Social vai destinar até R$ 8,5 milhões a...

Sustentabilidade corporativa avança no Brasil, mas medir retorno financeiro ainda é...

Empresas brasileiras mostram evolução na integração de práticas sustentáveis...

Brasil mira R$ 2 trilhões em investimentos e aposta em energia...

Estratégia liderada pelo Ministério da Fazenda prevê incentivos fiscais...

Cotesa se transforma em Move Energia e reposiciona marca com foco...

Nova fase corporativa reforça liderança em energia cooperada e...

Artigos Relacionados

Categorias Populares