Sábado, Abril 19, 2025
25.2 C
Rio de Janeiro

João Marques da Cruz Encerra Ciclo na EDP South America e Passa Comando a João Brito Martins

Mudança de liderança reforça a estratégia de crescimento e inovação da companhia na América do Sul

A EDP South America, braço do grupo EDP que opera em diferentes segmentos do setor elétrico, anunciou uma importante mudança na sua liderança. João Marques da Cruz, atual presidente da companhia, permanecerá no cargo até o dia 31 de maio de 2025, quando deixará suas funções. Até lá, ele segue com plenos poderes e atribuições, garantindo a continuidade das operações e dos negócios do grupo na América do Sul.

A transição de comando marca o encerramento de um ciclo de grande expansão e fortalecimento da empresa na região, consolidando a EDP South America como um dos principais players do setor elétrico. Durante sua gestão, João Marques da Cruz impulsionou os resultados financeiros, liderou a estratégia de rotação de ativos e aprimorou os indicadores operacionais da empresa. Além disso, foi peça-chave na criação da EDP América do Sul, resultado da integração das atividades da EDP Brasil e da EDP Renováveis no Brasil e no Chile.

Entre os desafios que ainda estão sob sua condução até maio, destaca-se a prorrogação das concessões de distribuição de energia da empresa por mais 30 anos. A aprovação da minuta do termo aditivo pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na última terça-feira foi uma vitória significativa para a companhia e para o setor elétrico como um todo. O caso da concessão do Espírito Santo teve especial relevância para a EDP, sendo um dos maiores desafios recentes enfrentados pela empresa.

Reconhecimento e legado de João Marques da Cruz

João Marques da Cruz ingressou na EDP em 2007, tendo ocupado diversas posições estratégicas ao longo dos últimos 18 anos. Seu impacto na expansão global da companhia e sua liderança na América do Sul foram fundamentais para a posição de destaque que a empresa ocupa hoje no mercado de energia.

O CEO da EDP global, Miguel Stilwell, ressaltou a importância da atuação de João Marques da Cruz para o grupo. “O João juntou-se à EDP em 2007 e, ao longo dos últimos 18 anos, desempenhou um papel importante na expansão global da Companhia. Seu mandato na América do Sul foi marcado por crescimento e entrega de resultados, refletindo a posição de destaque da EDP nesta região estratégica. Expresso meu profundo agradecimento por sua dedicação e pelo legado que deixa, desejando-lhe o maior sucesso no futuro.”

O próprio João Marques da Cruz também comentou sobre sua trajetória na empresa e sua experiência profissional no Brasil. “É um grande privilégio trabalhar na EDP e atuar no Brasil foi um dos pontos altos da minha trajetória na companhia. Agradeço a todas as pessoas da EDP na América do Sul que trilham e constroem comigo esta história de sucesso, e ao Miguel Stilwell pela confiança depositada. Essa jornada foi incrível e enriquecedora.”

Novo presidente assume em junho: João Brito Martins

A partir de 1º de junho de 2025, João Brito Martins assumirá o cargo de Diretor-Presidente da EDP Brasil e, simultaneamente, será o responsável pela gestão da EDP na América do Sul.

Com uma sólida carreira dentro do grupo, João Brito Martins está na EDP desde 2005 e já ocupou posições estratégicas tanto no Brasil quanto em Portugal. Entre 2017 e 2020, atuou como Diretor-Geral da EDP Espírito Santo, sendo promovido posteriormente a Vice-Presidente de Distribuição da EDP Brasil até 2021. Nos últimos anos, esteve à frente da E-Redes, em Portugal, fortalecendo sua experiência na área de distribuição e gestão operacional.

Com essa transição, a EDP South America inicia um novo ciclo, dando continuidade à sua estratégia de crescimento, inovação e sustentabilidade no setor elétrico. A expectativa é de que a liderança de João Brito Martins reforce a posição da companhia como referência em distribuição, geração renovável e soluções energéticas na América Latina.

Destaques

WEG Fornece Soluções Completas para a PCH Paredinha e Reforça Parceria com a Ibemapar

Projeto confirma a excelência da tecnologia WEG em hidrogeração...

Brasil Pode Ser a “Arábia Saudita do Biometano” e Liderar a Transição Energética Sustentável

Especialistas defendem papel estratégico dos resíduos sólidos para impulsionar...

Nova usina solar da Armor Energia amplia geração distribuída no Centro-Oeste

Com capacidade anual de 2,2 mil MWh, UFV Guapó...

Últimas Notícias

Atlas Renewable Energy e Chlorum Solutions Firmam Acordo Estratégico para Fornecimento...

Parceria viabiliza fornecimento de 24 MW médios de energia...

WEG Fornece Soluções Completas para a PCH Paredinha e Reforça Parceria...

Projeto confirma a excelência da tecnologia WEG em hidrogeração...

Transição energética acelera: energias renováveis batem recorde global de expansão em...

Novo relatório da IRENA revela que mais de 92%...

ANEEL Abre Tomada de Subsídios para Atualização dos Procedimentos de Rede...

Iniciativa busca colher contribuições de agentes, academia e sociedade...

ANEEL Divulga Nova Nota Técnica com Critérios para Escoamento de Geração...

Documento revisado estabelece premissas e metodologia para avaliação da...

Brasil no centro da transição energética: Como transformar potencial em liderança...

Por Paulo Toledo, CO-CEO e fundador da Ecom Energia Há...

Artigos Relacionados

Categorias Populares