Quarta-feira, Abril 16, 2025
23.9 C
Rio de Janeiro

São Paulo Reforça sua Matriz Energética Limpa e Dobra a Geração de Energia Solar

Balanço Energético 2024 revela que 97% da matriz elétrica do estado é renovável, destacando o aumento na geração solar, biomassa e hidráulica

O Estado de São Paulo segue liderando avanços no setor energético brasileiro, com destaque para a expansão da energia solar fotovoltaica. O dado é do Balanço Energético do Estado de São Paulo 2024 (BEESP), divulgado nesta quinta-feira (16) pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). O estudo revelou que, em 2023, a geração de energia solar fotovoltaica dobrou em comparação a 2022, saltando de 4,5 TWh para 9,0 TWh, ampliando sua participação na matriz elétrica paulista de 6% para 9%.

Esse crescimento acelerado é reflexo de uma combinação de fatores estratégicos: a redução dos custos de sistemas fotovoltaicos, incentivos fiscais e o aumento da demanda por soluções sustentáveis tanto por empresas quanto por residências. Segundo a subsecretária de Energia e Mineração, Marisa Barros, “o aumento na geração de energia solar fotovoltaica é resultado da crescente busca por soluções sustentáveis, combinada à redução de gastos com energia elétrica por parte de empresas e residências, e à redução de custos dos sistemas fotovoltaicos e incentivos fiscais”.

Matriz Energética Paulista: Renováveis em Destaque

O BEESP 2024 destacou que as fontes renováveis representam 60% da matriz energética do estado, que totalizou 47 milhões de toneladas de óleo equivalente (toe) em 2023. Esse número coloca São Paulo acima da média nacional, que registra 49% de participação de renováveis.

Entre as principais fontes de energia renovável na matriz paulista estão:

  • Produtos da cana-de-açúcar, com 37% de participação;
  • Energia hidráulica e eletricidade, que somam 15%;
  • Outras renováveis, incluindo energia solar, com 8%.

A matriz elétrica do estado, predominantemente limpa, é composta por 97% de fontes renováveis, com apenas 3% provenientes de fontes não renováveis.

Hidráulica e Biomassa Impulsionam a Geração de Energia

Além da energia solar, outras fontes renováveis também tiveram crescimento expressivo em 2023. A geração hidráulica aumentou 25%, passando de 43,0 TWh para 58,6 TWh. Esse avanço foi favorecido pelas condições hídricas do estado, rico em rios e reservatórios, o que elevou sua participação na matriz elétrica de 59% (2022) para 61%.

Já a biomassa, que representa 27% da matriz elétrica, também apresentou expansão significativa. A geração de energia a partir de biomassa cresceu 14%, de 23,1 TWh em 2022 para 26,8 TWh em 2023. O resultado está atrelado ao aumento expressivo da safra 2023/2024, que registrou uma produção de 654 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, com destaque para o crescimento de 23% na moagem no estado de São Paulo.

A cana-de-açúcar não apenas fortaleceu a produção de energia elétrica e biocombustíveis, como também impulsionou o desenvolvimento de biometano, reforçando a liderança paulista em soluções sustentáveis.

Ambiente Favorável a Investimentos Sustentáveis

Com uma matriz elétrica predominantemente renovável, São Paulo oferece condições ideais para atrair investimentos de empresas que buscam estratégias de descarbonização. A combinação de economia robusta, infraestrutura moderna e segurança jurídica torna o estado um ambiente propício para negócios voltados à comercialização de produtos e serviços com menor impacto ambiental.

“O BEESP é uma ferramenta essencial para planejar políticas públicas e monitorar a evolução da matriz energética paulista. Ele reforça o papel de São Paulo como protagonista na transição energética e um estado alinhado às demandas globais por sustentabilidade”, destacou a Semil.

Além disso, o BEESP é uma ferramenta fundamental para orientar políticas públicas e iniciativas privadas, auxiliando na formulação de estratégias de descarbonização e no desenvolvimento de tecnologias limpas.

Destaques

Biogás e biometano ganham protagonismo na transição energética brasileira

Com apoio regulatório e inovação, setor se fortalece como...

Governo apresenta plano estratégico para reduzir cortes de geração renovável no Nordeste

CMSE abre consulta pública sobre ações para aumentar o...

Últimas Notícias

Tarifa de energia mais barata no Ceará: ANEEL aprova redução média...

Nova tarifa entrará em vigor no dia 22 de...

Governo Federal prioriza infraestrutura elétrica em Goiás com foco no Leilão...

Ministro Alexandre Silveira recebe comitiva goiana e reforça o...

MME atrai mais de R$ 1 bilhão em propostas para levar...

Primeira chamada do Pró-Amazônia Legal mobiliza estados, empresas e...

Fontes renováveis aumentam em até 25% o valor de mercado de...

Análise global destaca papel estratégico da matriz limpa e...

Enel renova identidade visual e anuncia R$ 25 bilhões em investimentos...

Mudança de marca marca nova fase da companhia no...

Artigos Relacionados

Categorias Populares