Domingo, Maio 18, 2025
25.5 C
Rio de Janeiro

Energia dos Ventos: Documentário da ABEEólica Mostra Como Parques Eólicos Transformam Comunidades do Nordeste Brasileiro

Minidocumentário “Ventos da Transformação” revela impactos sociais e econômicos positivos da energia eólica no Brasil, com depoimentos emocionantes de moradores beneficiados pelos parques eólicos

Nos últimos anos, o Brasil vem avançando rapidamente na produção de energia eólica, e o impacto desse crescimento já é sentido nas comunidades onde os parques eólicos estão instalados. Para ilustrar esse impacto positivo, a Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica) lançou o minidocumentário “Ventos da Transformação – Efeitos multiplicadores da fonte eólica no Brasil”. O filme estreou em uma versão resumida na abertura do 15º Brazil Windpower, o principal evento do setor eólico brasileiro, que ocorreu em outubro deste ano, com o apoio de grandes empresas do setor, como ENGIE Brasil Energia, ENEL, Neoenergia e EDF Renewables. Agora, a produção completa está disponível para o público na página de ESG da ABEEólica.

O documentário, com pouco mais de 14 minutos, foi desenvolvido pela produtora Prosapress e explora como os parques eólicos impactaram positivamente a vida de várias comunidades do Nordeste brasileiro. As gravações aconteceram em comunidades dos municípios de Umburanas e Ourolândia, na Bahia, e Santa Luzia, na Paraíba, onde moradores compartilham suas histórias de transformação e desenvolvimento proporcionadas pela energia dos ventos.

“Há 20 anos estamos acompanhando o crescimento e a maturação da energia eólica no Brasil. Esse documentário é uma amostra da transformação que esses parques representam para as comunidades. Hoje, contamos com um Guia de Boas Práticas Socioambientais que orienta as empresas e desenvolvemos um Índice de Impulso ao Desenvolvimento, uma ferramenta para mensurar o impacto desses empreendimentos”, explica Elbia Gannoum, presidente executiva da ABEEólica.

Histórias de Superação e Empoderamento

O minidocumentário é marcado por histórias de superação e empoderamento, onde os personagens relatam as mudanças trazidas pela presença dos parques eólicos em suas regiões. Dentre essas histórias, destacam-se:

  • Edriana Souza Aguiar – Professora e presidente da AACADU (Associação de Crianças e Adolescentes com Deficiência de Umburanas), Edriana conta como o desenvolvimento econômico da região, impulsionado pelos parques eólicos, tem ajudado a manter e expandir as atividades da associação, que presta apoio essencial a crianças e adolescentes com deficiência. A presença da energia eólica permitiu que a comunidade local fortalecesse o apoio a grupos vulneráveis, criando uma rede de proteção e inclusão.
  • Daiana Reis – Agricultora e apicultora, Daiana participa da Associação de Mulheres do Sertão, um grupo dedicado à produção de derivados da mandioca. Com o apoio da renda gerada pelos empregos e serviços ligados aos parques eólicos, ela relata como conseguiu se estabelecer na sua terra natal e desenvolver atividades que ajudam a complementar a renda familiar, inspirando outras mulheres da comunidade a buscarem seu próprio sustento.
  • Anderson Eduardo – Artesão na comunidade rural de Pinga, em Santa Luzia (PB), Anderson encontrou nos parques eólicos uma fonte de oportunidades. A presença das instalações atrai visitantes e trabalhadores, o que aumentou a demanda por seu artesanato e ajudou a fortalecer o turismo na região, gerando visibilidade e renda para os moradores.
  • Deuma Medeiros – Proprietária do restaurante “Sabor da Serra”, Deuma atende tanto a moradores quanto a visitantes e trabalhadores dos parques eólicos. Com o aumento da circulação de pessoas na região, seu restaurante experimentou um crescimento notável, permitindo-lhe ampliar o negócio e contribuir para o desenvolvimento da economia local.
  • Marcus Vinícius – Diretor da escola municipal José Felix da Silva, em Ourolândia (BA), Marcus acredita que a instalação dos parques eólicos é uma oportunidade de melhorar a infraestrutura educacional da região. A escola conta com a contribuição de empresas do setor eólico para viabilizar atividades educacionais e investir na formação dos jovens.
  • Edileuza Jesus – Psicopedagoga aposentada e vice-presidente da Associação Rural de Mulheres Empreendedoras das Comunidades de Aurora e Conquista, Edileuza organiza grupos de mulheres para desenvolver atividades agrícolas e empreendedoras. A presença dos parques eólicos não só impulsionou a renda dessas mulheres, como também incentivou o espírito de cooperação e o desenvolvimento local.

Essas histórias evidenciam que os parques eólicos não se limitam a oferecer uma fonte limpa e sustentável de energia, mas também são agentes de transformação social, promovendo a geração de emprego, a capacitação de mão de obra e o fortalecimento de serviços essenciais.

Impacto Socioeconômico da Energia Eólica nas Comunidades Brasileiras

A expansão da energia eólica no Brasil trouxe benefícios significativos para as comunidades locais, principalmente nas áreas de infraestrutura, emprego e novas oportunidades de renda. A energia eólica é uma das mais promissoras fontes de energia renovável, e seu crescimento nas últimas décadas permitiu que regiões antes economicamente desfavorecidas tivessem a chance de se desenvolver e prosperar. Além de prover uma fonte de energia limpa e sustentável, os parques eólicos também são catalisadores de desenvolvimento, promovendo benefícios que vão desde o estímulo à economia local até a inclusão social e a preservação ambiental.

A ABEEólica tem reforçado seu compromisso com o desenvolvimento sustentável por meio de seu Guia de Boas Práticas Socioambientais, que orienta as empresas a implementarem ações que maximizem os impactos positivos dos parques eólicos. Esse guia abrange desde a preservação do meio ambiente até o respeito às culturas e tradições locais, além de proporcionar um diálogo aberto com as comunidades. Para medir esse impacto, a ABEEólica lançou o Índice de Impulso ao Desenvolvimento, que monitora os resultados desses projetos em cada localidade, promovendo a transparência e a responsabilidade no setor.

Destaques

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em energia limpa no Brasil

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até 44% o custo da eletricidade na Amazônia

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Palácio da Alvorada terá usina solar e prevê economia anual de R$ 1 milhão com energia

Com investimento de R$ 3,5 milhões via Programa de...

Investimentos em Gás Natural no Brasil Travam Sem Garantias Regulatórias, Fiscais e Jurídicas

Lideranças do setor energético alertam, durante o Seminário de...

Últimas Notícias

Reforma do setor elétrico pode aumentar em até 18,5% a TUSD...

Proposta do MME realoca custos tarifários e pressiona principalmente...

ISA ENERGIA BRASIL conclui modernização estratégica do Centro de Operação de...

Unidade reforça a retaguarda operacional da companhia com tecnologia...

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em...

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até...

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Carros elétricos superam 25% do mercado global em 2025 e aceleram...

Novo relatório da Agência Internacional de Energia aponta crescimento...

Mauricio Lyrio assume Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente do...

Diplomata com sólida atuação internacional substituirá André Corrêa do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares