Domingo, Maio 18, 2025
26.6 C
Rio de Janeiro

Temporal Deixa Cerca de 70 Mil Imóveis Sem Energia em SP e Estado Alerta para Mais Chuvas Fortes

Cerca de 45 mil clientes da Enel na capital paulista ainda estão sem luz após as tempestades; previsão indica ventos de até 70 km/h

O forte temporal que atingiu a cidade de São Paulo e outros municípios paulistas na noite da última quinta-feira (24/10) causou uma série de transtornos, deixando cerca de 70 mil imóveis sem energia na manhã desta sexta-feira (25/10). De acordo com a Enel, concessionária de energia responsável pela capital e outras regiões do estado, São Paulo concentra o maior número de clientes afetados, com aproximadamente 45 mil ainda sem eletricidade, o que representa 0,83% da rede da empresa.

A cidade mais impactada é Pirapora do Bom Jesus, onde 6,59% da rede foi prejudicada. Desde as primeiras horas de sexta-feira, a Enel trabalha para normalizar o serviço, mobilizando cerca de 2.500 profissionais em campo, que estavam “de prontidão” desde a tarde de quinta-feira para atender às ocorrências relacionadas ao fornecimento de energia. A empresa reforçou ainda os canais de atendimento, incluindo o call center, que teve sua capacidade duplicada para melhor responder à alta demanda de chamados.

Para os casos críticos, como hospitais e outros serviços essenciais, a Enel disponibilizou 500 geradores e posicionou duas subestações e dois transformadores móveis em locais estratégicos, atendendo a regiões mais afetadas pela falta de energia. Até o momento, o Corpo de Bombeiros da capital registrou 11 ocorrências de queda de árvores, um reflexo da forte intensidade das chuvas e dos ventos que atingiram a cidade.

Clima Instável e Risco de Novas Ocorrências

Para as próximas horas, a previsão ainda é de tempo instável no estado de São Paulo, segundo a Defesa Civil. Modelos meteorológicos indicam a possibilidade de rajadas de vento de até 70 km/h, especialmente na Região Metropolitana e na Baixada Santista. As autoridades recomendam atenção em áreas vulneráveis, já que o risco de novos transtornos permanece elevado.

Na capital paulista, a expectativa é de que o tempo permaneça instável devido à passagem de uma frente fria, com tendência para mais chuvas fortes ao longo do dia. O radar meteorológico já aponta uma linha de chuva intensa que se estende entre Tatuí e Juquitiba, começando a afetar a zona sul da cidade. Segundo especialistas, as próximas chuvas poderão vir acompanhadas de ventos e raios, aumentando o risco de alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de terra em áreas de encosta.

Esse cenário de instabilidade é frequente em outubro, quando a chegada de frentes frias associadas a massas de ar quente geram tempestades intensas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), São Paulo costuma registrar elevados volumes de precipitação nessa época do ano, um indicativo de que novos temporais podem ocorrer nos próximos dias.

Plano Emergencial e Atendimento ao Cliente

Diante das previsões de mau tempo, a Enel ativou seu Plano Emergencial de Atendimento, colocando equipes em alerta máximo e organizando a logística de reparo em caso de danos à rede de distribuição. Além dos 500 geradores destinados a serviços essenciais, a companhia disponibilizou duas subestações e dois transformadores móveis, posicionados em pontos estratégicos, para garantir o fornecimento em áreas onde a reposição de energia pode ser mais complexa.

Com o aumento no número de chamados, a Enel também reforçou seus canais de atendimento. A empresa informou que o atendimento via call center teve sua capacidade duplicada para atender aos clientes que relatam problemas no fornecimento, especialmente nas regiões mais afetadas da capital e municípios vizinhos.

A Defesa Civil reforça a necessidade de que a população fique atenta a alertas e atualizações meteorológicas e evite se expor a áreas de risco durante chuvas intensas. Para aqueles que residem em áreas sujeitas a enchentes, deslizamentos ou quedas de árvores, é recomendável permanecer em locais seguros e adotar medidas preventivas até que o tempo se estabilize.

Destaques

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em energia limpa no Brasil

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até 44% o custo da eletricidade na Amazônia

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Palácio da Alvorada terá usina solar e prevê economia anual de R$ 1 milhão com energia

Com investimento de R$ 3,5 milhões via Programa de...

Investimentos em Gás Natural no Brasil Travam Sem Garantias Regulatórias, Fiscais e Jurídicas

Lideranças do setor energético alertam, durante o Seminário de...

Últimas Notícias

Reforma do setor elétrico pode aumentar em até 18,5% a TUSD...

Proposta do MME realoca custos tarifários e pressiona principalmente...

ISA ENERGIA BRASIL conclui modernização estratégica do Centro de Operação de...

Unidade reforça a retaguarda operacional da companhia com tecnologia...

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em...

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até...

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Carros elétricos superam 25% do mercado global em 2025 e aceleram...

Novo relatório da Agência Internacional de Energia aponta crescimento...

Mauricio Lyrio assume Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente do...

Diplomata com sólida atuação internacional substituirá André Corrêa do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares