Segunda-feira, Maio 19, 2025
21.8 C
Rio de Janeiro

Crise Hídrica Ameaça Abastecimento Elétrico: ONS Revela Cenários Preocupantes

Projeções indicam dificuldades para atender a demanda nos meses de pico; medidas preventivas são necessárias para garantir a segurança do Sistema Elétrico

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou, em reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) realizada no dia 9 de outubro, cenários preocupantes para o abastecimento de energia no Brasil entre outubro de 2024 e março de 2025. Com a estiagem severa dos últimos meses, as projeções indicam que a capacidade de atendimento às demandas de energia elétrica pode enfrentar desafios significativos, especialmente durante o horário de pico no final do ano.

Cenários de Projeção e Desafios no Abastecimento

As projeções do ONS, que foram discutidas no CMSE, revelam que a Energia Natural Afluente (ENA) para o Sistema Interligado Nacional (SIN) deve se manter abaixo da Média de Longo Prazo (MLT). Os estudos prospectivos indicam que, no horizonte de outubro de 2024 a março de 2025, a Energia Armazenada (EAR) no subsistema Sudeste/Centro-Oeste poderá apresentar resultados variados. No cenário mais otimista, a EAR seria 13,8 pontos percentuais (p.p.) superior ao nível observado em março de 2024. Por outro lado, no cenário pessimista, essa diferença poderia chegar a 23,4 p.p. abaixo do verificado no mesmo período.

A análise da EAR também sugere que, no curto prazo, haverá uma redução contínua dos níveis dos reservatórios nos próximos três meses. A recuperação dos volumes, conforme as previsões, só deve ocorrer a partir de janeiro de 2025. Essa situação gera preocupações adicionais sobre a capacidade de atendimento, especialmente durante os meses de novembro e dezembro, quando a demanda elétrica atinge seu pico, particularmente entre 18h e 20h.

Medidas Preventivas e Acompanhamento

Diante da situação crítica, o ONS destaca a importância de adotar medidas operacionais preventivas para garantir a segurança do fornecimento de energia. As informações apresentadas durante a reunião do CMSE são fundamentais para que o colegiado tome decisões sobre a necessidade de manter ou intensificar tais medidas, visando aumentar a segurança do SIN. O ONS continuará a monitorar a situação e os resultados das iniciativas implementadas para assegurar o atendimento à demanda de carga do SIN.

Situação em Roraima

Outro ponto abordado durante a reunião foi a quarta revisão do Plano de Substituição do Sistema Elétrico de Roraima. O ONS considerou o atual cenário de atendimento na região e as estimativas para a manutenção do suprimento de energia. A revisão também atualizou as datas de entrada em operação das usinas vencedoras do Leilão 01/2019, conduzido pela ANEEL, além de definir as datas para a integração de Boa Vista ao Sistema Interligado Nacional.

Apresentação do Plano de Operação Energética 2024

Além das projeções e do plano de Roraima, o ONS apresentou o Sumário Executivo Digital do Plano da Operação Energética (PEN 2024), que se estende até 2028. O documento inclui avaliações detalhadas sobre as condições de atendimento ao SIN e as expectativas para o setor elétrico nos próximos cinco anos. As informações completas do PEN 2024 estão disponíveis no site do ONS e são essenciais para compreender as diretrizes e estratégias futuras do setor.

Destaques

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em energia limpa no Brasil

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até 44% o custo da eletricidade na Amazônia

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Palácio da Alvorada terá usina solar e prevê economia anual de R$ 1 milhão com energia

Com investimento de R$ 3,5 milhões via Programa de...

Investimentos em Gás Natural no Brasil Travam Sem Garantias Regulatórias, Fiscais e Jurídicas

Lideranças do setor energético alertam, durante o Seminário de...

Últimas Notícias

Reforma do setor elétrico pode aumentar em até 18,5% a TUSD...

Proposta do MME realoca custos tarifários e pressiona principalmente...

ISA ENERGIA BRASIL conclui modernização estratégica do Centro de Operação de...

Unidade reforça a retaguarda operacional da companhia com tecnologia...

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em...

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até...

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Carros elétricos superam 25% do mercado global em 2025 e aceleram...

Novo relatório da Agência Internacional de Energia aponta crescimento...

Mauricio Lyrio assume Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente do...

Diplomata com sólida atuação internacional substituirá André Corrêa do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares