Segunda-feira, Maio 19, 2025
21.8 C
Rio de Janeiro

Energia Nuclear: UBS Prevê um Novo Capítulo de Crescimento e Sustentabilidade

Relatório do banco suíço destaca a energia nuclear como uma solução viável para a demanda crescente por eletricidade e as mudanças climáticas, apontando um aumento significativo na capacidade global até 2030

O UBS recentemente divulgou um relatório que analisa o potencial de crescimento da energia nuclear, vislumbrando um novo capítulo de crescimento para a indústria. Após décadas de hesitação e críticas, a percepção sobre a energia nuclear está passando por uma transformação significativa. “Por décadas, a energia nuclear foi vista como problemática por investidores, reguladores e empresas de utilidade pública. Acreditamos que isso mudou substancialmente”, afirmaram analistas do banco no documento.

Uma Solução para Demandas e Desafios Climáticos

A energia nuclear agora é considerada como uma solução chave para os interconectados desafios da crescente demanda por eletricidade e das mudanças climáticas. Com o aumento projetado na demanda de eletricidade, que idealmente substituiria a geração baseada em combustíveis fósseis, a energia nuclear emerge como uma alternativa eficaz de baixo carbono.

Além da contribuição ambiental, a segurança energética é um fator crucial na discussão. A energia nuclear pode reduzir a dependência de importações de combustíveis fósseis, embora os riscos geopolíticos associados à cadeia de suprimentos de urânio ainda sejam uma preocupação.

Durante a COP28, foi destacado um objetivo ambicioso: “triplicar a capacidade de energia nuclear até 2050”. Embora essa meta seja simbólica por enquanto, reflete um novo foco na importância da energia nuclear no mix energético global.

Eficiência da Energia Nuclear

A energia nuclear é reconhecida como uma fonte confiável e de baixo carbono, capaz de fornecer grandes quantidades de eletricidade de base. Segundo o UBS, “1 GW de energia nuclear gera muito mais eletricidade do que 1 GW de capacidade instalada de qualquer outra fonte”. Em contrapartida, fontes renováveis, embora sustentáveis, enfrentam desafios como intermitência, necessidade de investimentos significativos em infraestrutura e exigências de espaço maior.

O UBS destaca que a energia nuclear possui vantagens claras em relação a outras fontes de geração, especialmente quando se considera a necessidade de uma rede elétrica robusta e estável.

Vetores para Acelerar a Expansão da Capacidade Nuclear

O banco suíço identifica dois vetores teóricos que poderiam acelerar a expansão da capacidade nuclear. O primeiro é um apoio coordenado e de grande escala por parte dos governos, como o que está sendo observado na China. Este modelo pode servir de exemplo para outras nações em busca de aumentar sua capacidade nuclear. O segundo vetor está relacionado à crescente demanda por infraestrutura, impulsionada por setores como data centers e inteligência artificial.

Projeções Futuras

De acordo com as estimativas do UBS, a capacidade nuclear global pode aumentar entre 58 e 86 GW até 2030, com mais da metade dessas adições ocorrendo na China. Para colocar isso em perspectiva, a frota nuclear em operação na França atualmente é de aproximadamente 61 GW.

O relatório do UBS também aponta empresas que podem se beneficiar desse crescimento na energia nuclear. Entre elas, destacam-se: CGN Power, Constellation Energy, Korea Electric Power, Schneider Electric, Nuscale Power, BHP Group, Spie, e Centrica. Essas empresas estão bem posicionadas para capitalizar as oportunidades que surgem com a revitalização da energia nuclear.

Destaques

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em energia limpa no Brasil

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até 44% o custo da eletricidade na Amazônia

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Palácio da Alvorada terá usina solar e prevê economia anual de R$ 1 milhão com energia

Com investimento de R$ 3,5 milhões via Programa de...

Investimentos em Gás Natural no Brasil Travam Sem Garantias Regulatórias, Fiscais e Jurídicas

Lideranças do setor energético alertam, durante o Seminário de...

Últimas Notícias

Reforma do setor elétrico pode aumentar em até 18,5% a TUSD...

Proposta do MME realoca custos tarifários e pressiona principalmente...

ISA ENERGIA BRASIL conclui modernização estratégica do Centro de Operação de...

Unidade reforça a retaguarda operacional da companhia com tecnologia...

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em...

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até...

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Carros elétricos superam 25% do mercado global em 2025 e aceleram...

Novo relatório da Agência Internacional de Energia aponta crescimento...

Mauricio Lyrio assume Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente do...

Diplomata com sólida atuação internacional substituirá André Corrêa do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares