Domingo, Maio 18, 2025
23.5 C
Rio de Janeiro

MME destaca eficiência energética como pilar da transição justa e inclusiva no Brasil

Congresso de Eficiência Energética, em São Paulo, reforça a importância da eficiência como estratégia central para enfrentar desafios climáticos e econômicos no setor energético

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou nos dias 19 e 20 de setembro do principal Congresso de Eficiência Energética do Brasil (CobEE), realizado em São Paulo. Representando o ministro Alexandre Silveira, a coordenadora de Projetos de Eficiência Energética, Alexandra Maciel, ressaltou o papel fundamental da eficiência energética na construção de uma transição energética justa e inclusiva no país. O evento reuniu especialistas, autoridades e representantes do setor para discutir inovações e políticas que promovam o uso racional e sustentável da energia.

Durante o evento, Alexandra Maciel destacou as ações do governo federal para impulsionar a eficiência energética dentro do Plano Nacional de Transição Energética, recentemente publicado como parte da Política Nacional de Transição Energética. “Recentemente, publicamos a Política Nacional de Transição Energética, que inclui um Plano Nacional de Transição Energética onde as ações de eficiência energética são essenciais”, afirmou Alexandra. A coordenadora enfatizou que a eficiência energética é uma das principais estratégias para reduzir o impacto das mudanças climáticas, especialmente em um cenário de escassez hídrica e eventos climáticos extremos que afetam diretamente a matriz energética brasileira.

Eficiência energética como resposta aos desafios climáticos

A eficiência energética é vista pelo MME como uma resposta imediata e eficaz para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas. O uso eficiente da energia contribui para a redução da demanda, diminuição de custos e mitigação das emissões de gases de efeito estufa, além de promover maior segurança no abastecimento energético. Alexandra Maciel enfatizou que a eficiência energética não é apenas uma questão técnica, mas também um instrumento de justiça social, já que beneficia diretamente a população por meio da redução de tarifas e melhora da competitividade das empresas.

“O investimento em eficiência energética é uma oportunidade para o Brasil se posicionar de forma competitiva no cenário global, ao mesmo tempo em que promovemos uma transição energética inclusiva, que atende às necessidades da nossa população e protege o meio ambiente”, destacou Maciel. Ela ressaltou ainda que o CobEE é um espaço crucial para debater inovações que possam ser incorporadas às políticas públicas, garantindo que o Brasil avance de forma coordenada na direção de um futuro energético mais sustentável.

Propostas e inovações discutidas no CobEE

Durante o congresso, Alexandra Maciel participou de dois painéis representando o secretário Nacional de Transição Energética do MME, Thiago Barral. O primeiro painel abordou a “Transição Energética no Brasil”, onde foram discutidos os desafios e oportunidades para o país na adoção de fontes de energia mais limpas e na redução da dependência de combustíveis fósseis. Já no segundo painel, intitulado “Políticas Públicas para Eficiência Energética de Equipamentos e Sistemas”, Alexandra apresentou uma proposta inédita para a definição de índices mínimos de eficiência para edificações, reforçando a importância de normas técnicas mais rigorosas para equipamentos e sistemas de consumo energético.

Essas propostas visam não apenas melhorar a eficiência dos processos industriais e comerciais, mas também incentivar a construção de edifícios que consumam menos energia, contribuindo para a sustentabilidade das cidades. A iniciativa também busca alinhar o Brasil aos padrões internacionais de eficiência, promovendo um ambiente regulatório mais moderno e atraente para investimentos no setor.

CobEE: 20 anos promovendo a eficiência energética

Realizado há duas décadas, o CobEE é uma referência no setor energético brasileiro, especialmente no segmento elétrico. O congresso promove palestras e debates que visam disseminar conhecimento e fomentar a implementação de boas práticas de eficiência energética em todo o país. O evento se destaca por seu papel na formação de um mercado mais consciente sobre o uso da energia, trazendo à tona discussões sobre a redução da demanda energética, as oportunidades de economia para empresas e consumidores, e o potencial para melhorar processos produtivos, aumentar a competitividade e gerar empregos.

O CobEE também serve como um importante fórum para troca de experiências entre governo, academia e iniciativa privada, criando um ambiente propício para o surgimento de soluções inovadoras. Com foco na sustentabilidade, o congresso tem contribuído para o desenvolvimento de políticas que incentivem a adoção de tecnologias mais eficientes e o uso racional dos recursos energéticos.

Perspectivas para o futuro da eficiência energética no Brasil

O MME enxerga na eficiência energética um pilar estratégico para a transição energética do Brasil, especialmente em um momento em que o país busca diversificar sua matriz energética e enfrentar os desafios das mudanças climáticas. As ações discutidas no CobEE reforçam a necessidade de um esforço conjunto entre governo, setor privado e sociedade para promover a eficiência como uma ferramenta central de desenvolvimento.

O ministério planeja continuar investindo na criação de políticas que incentivem a eficiência energética, ampliando o acesso a tecnologias modernas e sustentáveis e fortalecendo a infraestrutura necessária para suportar o crescimento da economia de baixo carbono. Com o apoio de eventos como o CobEE, o Brasil está bem posicionado para avançar na construção de um futuro energético mais sustentável, justo e inclusivo.

Destaques

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em energia limpa no Brasil

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até 44% o custo da eletricidade na Amazônia

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Palácio da Alvorada terá usina solar e prevê economia anual de R$ 1 milhão com energia

Com investimento de R$ 3,5 milhões via Programa de...

Investimentos em Gás Natural no Brasil Travam Sem Garantias Regulatórias, Fiscais e Jurídicas

Lideranças do setor energético alertam, durante o Seminário de...

Últimas Notícias

Reforma do setor elétrico pode aumentar em até 18,5% a TUSD...

Proposta do MME realoca custos tarifários e pressiona principalmente...

ISA ENERGIA BRASIL conclui modernização estratégica do Centro de Operação de...

Unidade reforça a retaguarda operacional da companhia com tecnologia...

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em...

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até...

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Carros elétricos superam 25% do mercado global em 2025 e aceleram...

Novo relatório da Agência Internacional de Energia aponta crescimento...

Mauricio Lyrio assume Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente do...

Diplomata com sólida atuação internacional substituirá André Corrêa do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares