Inovação, colaboração e tecnologia para uma gestão eficiente e sustentável no setor elétrico

Data:

Compartilhe:

Por Marcos Madureira, presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee)

Em meio a um cenário global de rápida transformação, o setor elétrico brasileiro tem um grande desafio: a necessidade de inovar para garantir um futuro sustentável e competitivo. Neste contexto, as distribuidoras de energia elétrica cumprem importante papel como elo que integra pessoas e novas tecnologias, atendendo à crescente demanda com confiabilidade e segurança.

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, expandir e modernizar a infraestrutura elétrica, com redes mais inteligentes e resilientes que respondam ao acelerado processo de transição energética e às mudanças climáticas, impõem aos agentes do setor a necessidade de revisão e adaptação das diretrizes regulatórias, além de vultuosos a investimentos. Mas as distribuidoras de energia já demonstraram sua capacidade de responder a esses desafios. Hoje, o Brasil é um dos poucos países que já cumpriu a meta prevista no ODS 7, da ONU, e o fornecimento de energia elétrica é o serviço que mais alcança a população brasileira, chegando a 99,8% dos lares em todo o país. No que diz respeito aos investimentos, apenas entre 2024 e 2027, mais de 130 bilhões de reais serão investidos pelo segmento de distribuição em expansão, modernização e melhoria das redes elétricas em todo o Brasil.

Mas é preciso que tenhamos a inquietação de que sempre há algo novo e melhor que se possa fazer para levar energia qualidade aos consumidores. É preciso criar espaços que propiciem o desenvolvimento contínuo da indústria, promovendo o avanço tecnológico, a colaboração e a educação, tão essenciais para ajudar o setor elétrico – e toda a robusta cadeia produtiva associada – a fomentar oportunidades de inovação no campo da energia. Neste contexto, o Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI), um dos maiores eventos de distribuição de energia elétrica da América Latina, é um exemplo de como a troca de conhecimentos entre empresas, fornecedores, acadêmicos, especialistas e profissionais do setor elétrico é a peça-chave para a alavancagem de projetos e ideias inteligentes e sustentáveis.

O SENDI é, portanto, laboratório promissor ao incentivar a apresentação de trabalhos técnicos de múltiplos temas relacionados à infraestrutura de fornecimento de energia, novas tecnologias, operação e gestão de sistemas, eficiência energética e sustentabilidade. Só na última edição do evento, em 2023, mais de 200 propostas foram expostas, abrindo possibilidades para resultados positivos para o setor e para a sociedade.

O Seminário é, além disso, ambiente integrador entre os diferentes atores da indústria elétrica, e aqui é imprescindível mencionar também os nossos eletricistas, que garantem a qualidade e a segurança do fornecimento de energia e dão insights valiosos sobre as necessidades dos consumidores. Valorizar e reconhecer esses profissionais é fundamental para aprimorar as práticas do setor.

Por fim, o SENDI é impulsionador de ideias e negócios, permitindo debates altamente qualificados que influenciam o ambiente regulatório, jurídico, técnico e sustentável do setor elétrico.

Em 2025, escolhemos Belo Horizonte para receber o SENDI, uma vez que a capital mineira é um importante polo do ecossistema de energia no nosso país, abrigando centros de pesquisa e empresas setoriais. Esperamos reunir mais de 5 mil pessoas, que abrirão novas perspectivas e parcerias estratégicas voltadas para um setor elétrico mais humanizado e orientado para o futuro sustentável.

Artigos relacionados

Agilidade e Transparência: CCEE Antecipará Relatórios em Até 10 Dias Úteis

Modernização dos processos internos permite até 10 dias úteis de antecipação, oferecendo mais previsibilidade e tempo para gestão...

Eletronuclear Lança Processo Seletivo para 57 Vagas no Programa Jovem Aprendiz

Inscrições Abertas para Jovens de Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro a partir de 18 de SetembroA...

Ministro de Minas e Energia Recebe Estudos sobre Retorno do Horário de Verão como...

Pesquisas sobre o impacto da reimplementação do horário de verão são entregues ao ministro Alexandre Silveira em meio...

Grupo Energisa Anuncia Flávio Loução como Novo Diretor de Inovação

Com uma vasta experiência em pesquisa e desenvolvimento, Loução será responsável por liderar a transformação e inovação tecnológica...