Segunda-feira, Maio 19, 2025
21.8 C
Rio de Janeiro

Petrobras e Governo do Espírito Santo Firmam Parceria Estratégica para Captura de CO2 e Hidrogênio de Baixo Carbono

A nova colaboração visa estabelecer um HUB de CCUS e promover a produção de hidrogênio sustentável, alinhando-se às metas de descarbonização do estado

Em um passo significativo para a sustentabilidade e a transição energética, a Petrobras, o Governo do Estado do Espírito Santo e a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) assinaram um protocolo de intenções para desenvolver projetos de Captura, Uso e Armazenamento de CO2 (CCUS) e produção de hidrogênio de baixo carbono. A assinatura do acordo, que ocorreu na terça-feira, marca o início de uma colaboração que busca criar um HUB de CCUS e facilitar a descarbonização das indústrias no estado.

O protocolo foi assinado pelo vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço; o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni Lopes; o presidente da Findes, Paulo Baraona; o gerente executivo de Transição Energética da Petrobras, William Nozaki; a gerente geral da Unidade de Negócios da Petrobras no Espírito Santo, Eduarda Lacerda; e o gerente de Captura, Uso e Armazenamento de Carbono, Cláudio Ziglio.

“A Petrobras é a empresa líder global em captura de CO2, respondendo por cerca de 25% do total global no ano passado. Nossa vasta experiência na construção de HUBs para CCUS é crucial para alcançarmos as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa até 2050. Este protocolo representa uma importante iniciativa para a empresa e reforça nossa busca por oportunidades em todo o país”, afirmou William Nozaki.

O Espírito Santo, com sua significativa base industrial e infraestrutura existente, representa um local estratégico para a implementação dos projetos de CCUS. A Petrobras, que possui um conhecimento geológico profundo da bacia capixaba, planeja instalar equipamentos para movimentação de CO2 próximo ao litoral e em áreas marítimas para acessos aos reservatórios de armazenamento. A empresa será responsável pelos investimentos em dutos, estações de compressão e poços para armazenamento de CO2, além da futura operação do HUB.

A meta do estado é alcançar emissões líquidas zero até 2050, conforme detalhado no Plano de Descarbonização lançado em 2024. A tecnologia de CCUS será um componente-chave na busca por essa meta. A Petrobras também está estabelecendo parcerias com empresas locais para viabilizar os projetos de CCUS, promovendo a colaboração entre o setor privado e o público na busca de soluções para a descarbonização.

Felipe Rigoni Lopes, secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, destacou a importância do protocolo: “Este acordo representa um marco estratégico para o Espírito Santo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a transição para uma energia mais limpa. O estado está comprometido com a construção de um polo industrial verde e o protocolo com a Petrobras e a Findes é fundamental para alcançar nossos objetivos climáticos.”

Paulo Baraona, presidente da Findes, enfatizou a relevância da parceria para a indústria: “Participar desta iniciativa é de extrema importância, pois ela alinha-se com as necessidades da indústria por soluções de baixo carbono e fortalece a transição energética no estado e no país. A Findes está entusiasmada com a perspectiva de identificar oportunidades comerciais e formar parcerias que estejam em sintonia com as estratégias de diversificação da matriz energética e descarbonização.”

O protocolo de intenções estabelece um compromisso conjunto para o desenvolvimento de tecnologias e inovações voltadas para a captura e armazenamento de carbono e a produção de hidrogênio sustentável. As partes envolvidas buscam não apenas reduzir as emissões de gases de efeito estufa, mas também fortalecer o Espírito Santo como um centro de excelência em soluções energéticas sustentáveis.

Destaques

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em energia limpa no Brasil

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até 44% o custo da eletricidade na Amazônia

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Palácio da Alvorada terá usina solar e prevê economia anual de R$ 1 milhão com energia

Com investimento de R$ 3,5 milhões via Programa de...

Investimentos em Gás Natural no Brasil Travam Sem Garantias Regulatórias, Fiscais e Jurídicas

Lideranças do setor energético alertam, durante o Seminário de...

Últimas Notícias

Reforma do setor elétrico pode aumentar em até 18,5% a TUSD...

Proposta do MME realoca custos tarifários e pressiona principalmente...

ISA ENERGIA BRASIL conclui modernização estratégica do Centro de Operação de...

Unidade reforça a retaguarda operacional da companhia com tecnologia...

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em...

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até...

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Carros elétricos superam 25% do mercado global em 2025 e aceleram...

Novo relatório da Agência Internacional de Energia aponta crescimento...

Mauricio Lyrio assume Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente do...

Diplomata com sólida atuação internacional substituirá André Corrêa do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares