Quinta-feira, Maio 22, 2025
25.4 C
Rio de Janeiro

Fórum Empresarial LIDE 2024: Rio de Janeiro Reúne Líderes Empresariais e Políticos para Debates Cruciais sobre o Futuro do Brasil

Com a presença de ministros, governadores e 300 empresários, o evento abordará temas como democracia, transição energética e inovação tecnológica

A 23ª edição do Fórum Empresarial LIDE será realizada nos dias 15 e 16 de agosto no Hotel Fairmont, em Copacabana, Rio de Janeiro, reunindo líderes empresariais, ministros e governadores para discutir o futuro da transição energética e as inovações no setor de energia. Considerado um dos eventos mais representativos do Brasil para debates econômicos e energéticos, o fórum abordará temas cruciais como a sustentabilidade, as novas tecnologias no setor energético e os investimentos necessários para uma economia de baixo carbono.

Com a presença confirmada de mais de 300 empresários e autoridades de destaque, o evento terá início na quinta-feira, 15 de agosto, às 20h, com um talk show apresentado por Luiz Calainho, fundador do Blue Note Jazz Corp, e um show especial de Toni Garrido, ex-vocalista do Cidade Negra.

Na manhã do dia 16, a cerimônia de abertura contará com a participação de Claudio Castro, governador do Rio de Janeiro; Eduardo Paes, prefeito da cidade; Cristiano Pinto da Costa, presidente da Shell Brasil; João Doria Neto, presidente do LIDE; e Luiz Fernando Furlan, chairman do LIDE. A abertura do evento será seguida por uma série de painéis focados na transição energética e inovação tecnológica.

Às 10h, o painel “Institucionalidade, Democracia, Segurança Jurídica e Pública no Brasil” incluirá discussões sobre o papel das políticas públicas na transição energética, com a participação do ministro do STF Dias Toffoli, o ex-ministro Ayres Britto, e governadores como Cláudio Castro (Rio de Janeiro), Gladson Cameli (Acre), Renato Casagrande (Espírito Santo), Ronaldo Caiado (Goiás), Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul), Mauro Mendes (Mato Grosso) e Helder Barbalho (Pará), além do vice-governador Felício Ramuth (São Paulo).

Às 11h30, o painel “Os Novos Desafios do Brasil no Campo da Mineração, Óleo e Gás” discutirá como a transição energética está impactando esses setores. Participarão Wilson Lima, governador do Amazonas; Raul Jungmann, presidente do IBRAM; Eike Batista, presidente do Grupo EBX; Gisela Mac Laren, presidente do Estaleiro Mac Laren; Roberto Ardenghy, presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP); e Patrícia Pardal, vice-presidente da Chevron Brasil. Sergio Lopes Cabral, presidente da CODEMGE, será o debatedor, e David Zylbersztajn, professor da PUC-Rio, atuará como mediador.

Às 14h30, o painel “Os Caminhos da Inovação, Tecnologia e Inteligência Artificial no Brasil” focará em como essas tecnologias estão moldando o futuro da energia. Entre os participantes estão Patrícia Ellen, CEO da AYA; Patrick Burnett, presidente do LIDE Inovação; Rafael de Albuquerque, fundador e CEO da ZOOX; Carolina Sansão, diretora de tecnologia da FEBRABAN; e Fábio Araújo, diretor de tecnologia do Banco Central do Brasil.

O quarto painel, “O Impacto da Transição Energética para a Evolução da Qualidade de Vida nas Cidades”, começará às 15h30 e trará casos de sucesso na implementação de energias limpas e sustentáveis. Edinho Silva, prefeito de Araraquara; Wilson Ferreira, ex-CEO da Vibra e da Eletrobras; Roberto Cortes, presidente da VW Ônibus e Caminhões na América Latina; e Alexandre Ramos, presidente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) compartilharão suas experiências, com debate entre Aguinaldo Ballon, presidente da CEDAE, e Anselmo Leal, presidente da Águas do Rio. Roberto Gianetti da Fonseca será o mediador.

O evento será encerrado por Luiz Fernando Furlan, Chairman do LIDE; João Doria Neto, presidente do LIDE; e João Doria, co-chairman do LIDE e ex-prefeito e ex-governador de São Paulo.

Acompanhe a transmissão ao vivo do Fórum Empresarial LIDE 2024 em aovivo.lide.com.br.

Destaques

Gás de Vaca Muerta pode redefinir matriz energética e impulsionar reindustrialização no Brasil, afirma ministro

Alexandre Silveira destaca que a integração energética do Cone...

Petrobrás avalia energia nuclear como solução para descarbonizar plataformas offshore no pré-sal

Gigante do petróleo estuda uso de pequenos reatores modulares...

GDSUN e Bow-e firmam parceria para operar novas usinas solares e expandir GD no Brasil

Com presença em quatro estados, empreendimentos impulsionam acesso à...

Últimas Notícias

Gás de Vaca Muerta pode redefinir matriz energética e impulsionar reindustrialização...

Alexandre Silveira destaca que a integração energética do Cone...

Sudene injeta R$ 8,6 milhões na expansão eólica da Bahia e...

Com novo aporte do FDNE, o Complexo Eólico Assuruá...

Lula recorre ao populismo elétrico em momento de desespero e penaliza...

Por Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade...

Petrobrás avalia energia nuclear como solução para descarbonizar plataformas offshore no...

Gigante do petróleo estuda uso de pequenos reatores modulares...

BRDE intensifica apoio à energia limpa e investe R$ 4,7 bilhões...

Banco amplia carteira verde com foco em inovação, descarbonização...

Senado aprova PL que flexibiliza licenciamento ambiental para energia, saneamento e...

Texto segue para nova análise na Câmara dos Deputados...

Artigos Relacionados

Categorias Populares