Domingo, Maio 18, 2025
25 C
Rio de Janeiro

Transformação Energética e Hidrogênio Verde Dominam Debates de Alto Impacto no EVEx 2024

Soluções inovadoras para o setor elétrico brasileiro, desde a transição energética até o potencial do hidrogênio verde, são destaques no Evex

A quinta edição do Energy Virtual Experience (EVEx) 2024 teve um início promissor nesta quarta-feira (03), com discussões de alto nível que reuniram os principais nomes do setor energético do Brasil e Portugal. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) se destacou em dois painéis importantes no primeiro dia, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento de mercados eficientes, inovadores e sustentáveis em benefício da sociedade.

No painel de abertura sobre Transição Energética Justa e Industrialização Verde, Alexandre Ramos, presidente do Conselho de Administração da CCEE, destacou a importância da abertura do mercado livre para a evolução das fontes renováveis no Brasil. Ele enfatizou que, quando permitido pela legislação, a CCEE estará pronta para liberar o acesso de todas as pessoas e empresas ao ambiente de mercado livre. Em seu discurso, Ramos reforçou a importância da transição energética para a sociedade brasileira, lembrando que esse não é apenas um objetivo retórico, mas um compromisso assumido com a ONU ao se tornar participante do Pacto Global. “Vamos sempre atuar para combater as alterações climáticas e para oferecer energia limpa e acessível para os consumidores do país”, afirmou Ramos.

Eduardo Rossi, conselheiro da CCEE, participou do painel sobre a Rota do Hidrogênio Verde, oferecendo uma visão ampla sobre a importância do hidrogênio de baixo carbono e seu potencial de crescimento no Brasil. Rossi destacou a vocação da CCEE para apoiar o desenvolvimento desse mercado emergente e sua relevância no cenário energético futuro. Segundo ele, a CCEE está cada vez mais ativa nas pautas que impulsionam o setor elétrico nacional e o hidrogênio de baixo carbono é uma dessas áreas com grande potencial de contribuição.

Além da participação destacada da CCEE, o primeiro dia do EVEx incluiu debates sobre eólicas offshore, gás natural e biometanos, segurança energética e transição climática. O CEO da CEMIG, Reynaldo Passanezi, foi entrevistado e um protocolo de cooperação foi assinado entre a Agência para a Energia – ADENE, de Portugal, e o Polo SEBRAE de Energias Renováveis, consolidando parcerias internacionais em energias renováveis. Este primeiro dia foi marcado por uma atmosfera de colaboração e troca de conhecimentos, destacando a importância de iniciativas conjuntas para enfrentar os desafios do setor energético.

No segundo dia do EVEx, a CCEE continuou a se destacar com a participação da Vice-Presidente do Conselho de Administração, Gerusa Côrtes, no painel “Rota do Mercado Livre de Energia: abertura, desafios e oportunidades”. Côrtes abordou os desafios e oportunidades na migração dos consumidores de alta tensão para o mercado livre de energia, destacando as conquistas da Câmara na simplificação das operações e na modernização da infraestrutura tecnológica. Em seu discurso, ela ressaltou o foco da CCEE em oferecer uma jornada mais ágil e facilitada para os agentes do setor e para os consumidores, sem comprometer a segurança. “Queremos ser promotores de uma abertura de mercado que seja saudável, previsível e contínua”, afirmou Côrtes. Ela dividiu o palco com Fernando Mosna, diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e Camila Schoti, Diretora Executiva de Marketing e Growth da (re)energisa, reforçando a colaboração entre diferentes entidades para a modernização do setor elétrico brasileiro.

Durante o segundo dia do evento, foram entregues dois reconhecimentos de personalidade do ano para Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte, e Wagner Ferreira, Diretor Institucional e Jurídico da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), em reconhecimento por suas contribuições ao setor energético. O EVEx também incluiu discussões sobre o uso sustentável da terra, infraestruturas energéticas, eletrificação, geração distribuída e os desafios específicos do Nordeste brasileiro, reforçando a necessidade de um planejamento integrado e sustentável para o desenvolvimento energético do país.

O EVEx 2024 não apenas consolidou a posição da CCEE como uma força motriz no setor energético, mas também destacou a importância de iniciativas colaborativas e inovadoras para enfrentar os desafios globais da transição energética. A participação ativa da CCEE no evento, abordando temas cruciais como a transição energética justa, industrialização verde e hidrogênio de baixo carbono, reforça seu compromisso contínuo com a sustentabilidade e inovação no setor elétrico brasileiro.

À medida que o Brasil continua a buscar soluções para uma matriz energética mais sustentável e eficiente, as discussões e colaborações promovidas pelo EVEx servirão como um guia importante. A CCEE, com sua visão de se tornar referência mundial na operação de mercados de energia, está na vanguarda dessas mudanças, promovendo uma abertura de mercado saudável e previsível, enquanto trabalha para simplificar operações e modernizar sua infraestrutura tecnológica. Com debates que abrangem desde a abertura do mercado livre até o hidrogênio verde, a Câmara continua a ser uma força motriz na busca por um futuro energético mais sustentável e eficiente para o Brasil.

Destaques

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em energia limpa no Brasil

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até 44% o custo da eletricidade na Amazônia

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Palácio da Alvorada terá usina solar e prevê economia anual de R$ 1 milhão com energia

Com investimento de R$ 3,5 milhões via Programa de...

Investimentos em Gás Natural no Brasil Travam Sem Garantias Regulatórias, Fiscais e Jurídicas

Lideranças do setor energético alertam, durante o Seminário de...

Últimas Notícias

Reforma do setor elétrico pode aumentar em até 18,5% a TUSD...

Proposta do MME realoca custos tarifários e pressiona principalmente...

ISA ENERGIA BRASIL conclui modernização estratégica do Centro de Operação de...

Unidade reforça a retaguarda operacional da companhia com tecnologia...

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em...

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até...

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Carros elétricos superam 25% do mercado global em 2025 e aceleram...

Novo relatório da Agência Internacional de Energia aponta crescimento...

Mauricio Lyrio assume Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente do...

Diplomata com sólida atuação internacional substituirá André Corrêa do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares