Parceria com Utilitas reforça compromisso ambiental da empresa no Complexo Industrial e Portuário do Pecém
A Casa dos Ventos dá mais um passo rumo à sustentabilidade em seu projeto de produção de hidrogênio e amônia verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no Ceará. A empresa anunciou a assinatura de um memorando de entendimento com a Utilitas, empresa especializada em tratamento de água e efluentes, para a utilização de água de reuso na planta de hidrogênio verde no local.
O acordo prevê que a Utilitas fornecerá à Casa dos Ventos uma vazão de até 1.500 m³ por hora de água bruta de reuso, obtida a partir dos efluentes sanitários da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), onde residem aproximadamente 1 milhão de habitantes. Essa quantidade será suficiente para alimentar a primeira fase de produção do projeto.
Francisco Habib, diretor de Engenharia da Casa dos Ventos, ressalta a importância desse acordo para a empresa: “Este documento consiste em um importante passo para a adoção de medidas ambientais sustentáveis ao longo de toda a cadeia produtiva do hidrogênio e da amônia verde no Pecém. A Casa dos Ventos está comprometida com a transição energética e busca adotar soluções sustentáveis e ambientalmente aceitas desde o início até o fim do projeto, sendo a utilização de água de reuso parte fundamental desse objetivo.”
A planta da Casa dos Ventos no Pecém será desenvolvida em fases e terá uma capacidade final de até 2.4 GW de eletrólise, permitindo a produção diária de 1030 toneladas de hidrogênio, o que possibilitará a fabricação anual de 2 milhões de toneladas de amônia.