MME destaca a competitividade brasileira para investidores globais em busca de matriz energética sustentável
O Ministério de Minas e Energia (MME) marcou presença no FII Priority Summit, realizado no Rio de Janeiro, destacando a atratividade do Brasil para novos investimentos em energia durante o evento internacional. Sob o tema “Futuro da Energia Global: Visão do Governo”, representantes do MME, incluindo o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Pietro Mendes, enfatizaram a importância de promover uma transição energética focada na sustentabilidade.
Durante sua participação, Mendes ressaltou a competitividade brasileira para a captação de investimentos externos, apontando para o potencial do país em desenvolver uma matriz energética eficiente e com baixo impacto ambiental. Ele destacou a necessidade de acessar fundos internacionais com melhores taxas de financiamento, visando promover a industrialização do país e fortalecer relações bilaterais.
“Embora o Brasil tenha um menor custo de produção de energias renováveis e uma disponibilidade muito grande de matérias-primas, a competição com investidores dos Estados Unidos, Europa e China, que oferecem vários subsídios, é acirrada. Reduzir o custo de capital do investimento é fundamental para promover a industrialização do país nessas relações bilaterais”, explicou Mendes.
O FII Priority Summit, promovido pelo Future Investment Initiative Institute, uma organização sem fins lucrativos com recursos de fundos para investimento público da Arábia Saudita, tem como objetivo debater o futuro da energia global e os desafios da transição energética rumo à sustentabilidade. Esta edição, realizada pela primeira vez na América Latina, acontece no Rio de Janeiro, escolhido como sede às vésperas do G20, que terá o Brasil como presidente este ano. O evento continua até esta quinta-feira (13/06).