Domingo, Maio 18, 2025
25 C
Rio de Janeiro

Planejamento Energético: Ferramenta Essencial para Redução de Riscos de Investimento, Afirma MME Durante o G20

Debates e colaborações no encontro em Belo Horizonte focam na transição energética e em metodologias para planos nacionais e regionais

O planejamento energético foi destacado como uma das ferramentas mais poderosas para reduzir os riscos de investimento em energias limpas durante o evento paralelo do G20 promovido pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em Belo Horizonte. Thiago Barral, secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia (MME), enfatizou nesta terça-feira (28/05) a importância deste processo na promoção de transparência e previsibilidade nas políticas e regulações energéticas.

“No encontro, foram apresentadas metodologias e ferramentas essenciais para o desenvolvimento de planos energéticos nacionais e regionais, sempre respeitando as especificidades de cada país e contribuindo para os objetivos globais relacionados à energia e ao clima,” explicou Barral. “O planejamento energético não é um produto ou um relatório; é um processo contínuo que proporciona transparência às decisões e consistência na formulação de políticas ao longo do tempo. Esse processo é fundamental para fornecer uma visão de longo prazo, essencial para atrair investimentos seguros em energias limpas,” acrescentou.

Wel Huang, diretor de Planejamento, Informação e Gestão de Conhecimento da AIEA, reforçou a importância do planejamento energético eficaz para a transição energética, destacando seu papel como pedra angular para o desenvolvimento socioeconômico. Hana Chambers, gerente Multilateral da Agência Internacional de Energia, discutiu o desafio de aumentar significativamente os investimentos em energia limpa nas economias emergentes e em desenvolvimento (EMDEs).

A limitação de conhecimentos especializados e a escassez de processos de planejamento energético em muitos mercados emergentes dificultam a mobilização de financiamento necessário. Como resposta a esses desafios, um dos resultados propostos pelo Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20, sob a presidência brasileira, é a criação de uma Coalizão Global para o Planejamento Energético. Esta coalizão visa promover a cooperação e a capacitação das EMDEs, reunindo instituições nacionais e internacionais.

Durante o evento, especialistas da AIEA, AIE, Organização Latino-Americana de Energia (OLADE), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) compartilharam as melhores práticas e discutiram maneiras de melhorar a prestação conjunta de serviços. O objetivo é desenvolver capacidades nacionais e regionais em planejamento energético, essencial para a transição energética global.

Clean Energy Ministerial e Mission Innovation

Outro destaque do evento foi a discussão sobre o trabalho e impacto da Clean Energy Ministerial (CEM) e da Mission Innovation (MI), duas plataformas internacionais que promovem a colaboração multilateral em energias limpas e inovação. Essas plataformas são críticas para alcançar as metas políticas estabelecidas no G20 e na COP.

A reunião ressaltou a cooperação técnica e o trabalho setorial da CEM e do MI, abrangendo áreas como energia, transportes, edifícios, indústria e ambiente. Os planos para a Reunião Ministerial CEM15 e MI9, que ocorrerá em Foz do Iguaçu em outubro de 2024, também foram apresentados pelos secretários do CEM e MI e pelo MME.

Este evento paralelo, além de destacar a importância do planejamento energético, reforça a necessidade de um esforço conjunto para promover a inovação e a sustentabilidade no setor energético, essencial para enfrentar os desafios climáticos e econômicos globais.

Destaques

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em energia limpa no Brasil

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até 44% o custo da eletricidade na Amazônia

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Palácio da Alvorada terá usina solar e prevê economia anual de R$ 1 milhão com energia

Com investimento de R$ 3,5 milhões via Programa de...

Investimentos em Gás Natural no Brasil Travam Sem Garantias Regulatórias, Fiscais e Jurídicas

Lideranças do setor energético alertam, durante o Seminário de...

Últimas Notícias

Reforma do setor elétrico pode aumentar em até 18,5% a TUSD...

Proposta do MME realoca custos tarifários e pressiona principalmente...

ISA ENERGIA BRASIL conclui modernização estratégica do Centro de Operação de...

Unidade reforça a retaguarda operacional da companhia com tecnologia...

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em...

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até...

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Carros elétricos superam 25% do mercado global em 2025 e aceleram...

Novo relatório da Agência Internacional de Energia aponta crescimento...

Mauricio Lyrio assume Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente do...

Diplomata com sólida atuação internacional substituirá André Corrêa do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares