Quinta-feira, Abril 3, 2025
30 C
Rio de Janeiro

Encontro em Belo Horizonte reúne líderes das vinte maiores economias do mundo para debater a integração social na transição para energias limpas

Ministro Alexandre Silveira abriu a reunião do G20 em Minas Gerais destacando a dimensão social da transição energética

O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, deu início nesta segunda-feira (27/05) aos trabalhos da terceira reunião do Grupo de Trabalho sobre Transições Energéticas do G20. O evento, que ocorre em Belo Horizonte, Minas Gerais, até quarta-feira (29/05), tem como principal foco discutir a dimensão social da transição energética global.

Durante a abertura, Silveira ressaltou a importância de entender a transição energética não apenas como uma troca de tecnologias, mas como um novo modelo de desenvolvimento social e econômico. “O Brasil e o mundo precisam garantir que a transição energética seja um novo modelo de desenvolvimento econômico e social”, afirmou o ministro.

O encontro reúne representantes das vinte maiores economias do mundo, que discutem maneiras de garantir que a transição energética resulte em um futuro mais sustentável e resiliente. O ministro enfatizou que as políticas públicas devem colocar as pessoas no centro das decisões, com o objetivo de combater a pobreza energética e garantir o acesso a novas tecnologias para todas as camadas da população.

Além disso, Silveira destacou a necessidade de mitigar os impactos negativos dos projetos de energia, incluindo aqueles relacionados a tecnologias limpas e mineração, assegurando benefícios e contrapartidas sociais para as comunidades afetadas. “Por orientação do presidente Lula, construímos uma agenda ambiciosa de entregas, orientada a ações, mas com um olhar especial para os dilemas e desafios que afetam principalmente as economias emergentes e os países em desenvolvimento”, detalhou o ministro.

Minas Gerais foi escolhida para sediar a terceira reunião do GT Transições Energéticas por ser o maior produtor de energia fotovoltaica do Brasil, com os sete maiores complexos de geração de energia solar do país. O estado também é o maior produtor mineral brasileiro, possuindo grande riqueza em minerais estratégicos para a transição energética, como o lítio do Vale do Jequitinhonha.

Alexandre Silveira destacou que Minas Gerais desempenha um papel crucial na transição energética. “Minas Gerais, que leva a sua riqueza mineral em seu nome, será fundamental nos minerais estratégicos para a transição energética. Nosso estado também possui a maior capacidade de geração de energia solar do Brasil. Temos água, solo, clima e muitas oportunidades. Seguindo a orientação do presidente Lula, estamos trabalhando para aproveitar todo esse potencial, desenvolvendo políticas públicas que incentivem a geração de energia limpa, gerem empregos e renda para população”, explicou o ministro.

A presidência do Brasil no G20 visa enfrentar desafios para garantir que a transição energética seja justa, inclusiva e equilibrada. O GT, coordenado pelo MME, tem como objetivo compartilhar informações e promover uma ação política coordenada para acelerar e ampliar os benefícios da transição energética globalmente. A inclusão social e o combate à fome e à pobreza são prioridades do Brasil no G20. “O tema energia está diretamente ligado ao desenvolvimento, tanto social quanto econômico”, concluiu Silveira.

Destaques

Energia solar: Minas Gerais e São Paulo se consolidam como líderes na geração distribuída

A forte adesão ao modelo de geração distribuída nos...

Brasil abre nova rota de gás natural e reforça segurança energética

Primeira importação de gás argentino via Bolívia pode reduzir...

Eneva avança na exploração de gás natural e recebe sonda de alta tecnologia no Maranhão

Equipamento inovador fortalece a capacidade operacional da empresa e...

Brasil avança na certificação do hidrogênio de baixa emissão de carbono

Inmetro é integrado ao Comitê Gestor do Plano Nacional...

Últimas Notícias

Energicom 2025: Estratégias de comunicação e relações institucionais para um setor...

Líderes e especialistas debatem a importância da comunicação na...

O Maior Obstáculo à Expansão da Energia Renovável é a Falta...

Como a escassez de capital nas fases iniciais impede...

Petrobras e Braskem se unem para impulsionar a descarbonização na Bahia...

Parceria estratégica visa reduzir emissões de CO₂ e fortalecer...

Energia solar: Minas Gerais e São Paulo se consolidam como líderes...

A forte adesão ao modelo de geração distribuída nos...

TAG anuncia Tomaz Guadagnin como novo CEO e reforça sua missão...

Com a nomeação de Guadagnin, a companhia se prepara...

Setor empresarial ganha força na COP30 com nomeação de Dan Ioschpe...

Escolha do empresário fortalece a conexão entre políticas climáticas...

Artigos Relacionados

Categorias Populares