Domingo, Maio 18, 2025
23.5 C
Rio de Janeiro

Encontro em Belo Horizonte reúne líderes das vinte maiores economias do mundo para debater a integração social na transição para energias limpas

Ministro Alexandre Silveira abriu a reunião do G20 em Minas Gerais destacando a dimensão social da transição energética

O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, deu início nesta segunda-feira (27/05) aos trabalhos da terceira reunião do Grupo de Trabalho sobre Transições Energéticas do G20. O evento, que ocorre em Belo Horizonte, Minas Gerais, até quarta-feira (29/05), tem como principal foco discutir a dimensão social da transição energética global.

Durante a abertura, Silveira ressaltou a importância de entender a transição energética não apenas como uma troca de tecnologias, mas como um novo modelo de desenvolvimento social e econômico. “O Brasil e o mundo precisam garantir que a transição energética seja um novo modelo de desenvolvimento econômico e social”, afirmou o ministro.

O encontro reúne representantes das vinte maiores economias do mundo, que discutem maneiras de garantir que a transição energética resulte em um futuro mais sustentável e resiliente. O ministro enfatizou que as políticas públicas devem colocar as pessoas no centro das decisões, com o objetivo de combater a pobreza energética e garantir o acesso a novas tecnologias para todas as camadas da população.

Além disso, Silveira destacou a necessidade de mitigar os impactos negativos dos projetos de energia, incluindo aqueles relacionados a tecnologias limpas e mineração, assegurando benefícios e contrapartidas sociais para as comunidades afetadas. “Por orientação do presidente Lula, construímos uma agenda ambiciosa de entregas, orientada a ações, mas com um olhar especial para os dilemas e desafios que afetam principalmente as economias emergentes e os países em desenvolvimento”, detalhou o ministro.

Minas Gerais foi escolhida para sediar a terceira reunião do GT Transições Energéticas por ser o maior produtor de energia fotovoltaica do Brasil, com os sete maiores complexos de geração de energia solar do país. O estado também é o maior produtor mineral brasileiro, possuindo grande riqueza em minerais estratégicos para a transição energética, como o lítio do Vale do Jequitinhonha.

Alexandre Silveira destacou que Minas Gerais desempenha um papel crucial na transição energética. “Minas Gerais, que leva a sua riqueza mineral em seu nome, será fundamental nos minerais estratégicos para a transição energética. Nosso estado também possui a maior capacidade de geração de energia solar do Brasil. Temos água, solo, clima e muitas oportunidades. Seguindo a orientação do presidente Lula, estamos trabalhando para aproveitar todo esse potencial, desenvolvendo políticas públicas que incentivem a geração de energia limpa, gerem empregos e renda para população”, explicou o ministro.

A presidência do Brasil no G20 visa enfrentar desafios para garantir que a transição energética seja justa, inclusiva e equilibrada. O GT, coordenado pelo MME, tem como objetivo compartilhar informações e promover uma ação política coordenada para acelerar e ampliar os benefícios da transição energética globalmente. A inclusão social e o combate à fome e à pobreza são prioridades do Brasil no G20. “O tema energia está diretamente ligado ao desenvolvimento, tanto social quanto econômico”, concluiu Silveira.

Destaques

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em energia limpa no Brasil

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até 44% o custo da eletricidade na Amazônia

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Palácio da Alvorada terá usina solar e prevê economia anual de R$ 1 milhão com energia

Com investimento de R$ 3,5 milhões via Programa de...

Investimentos em Gás Natural no Brasil Travam Sem Garantias Regulatórias, Fiscais e Jurídicas

Lideranças do setor energético alertam, durante o Seminário de...

Últimas Notícias

Reforma do setor elétrico pode aumentar em até 18,5% a TUSD...

Proposta do MME realoca custos tarifários e pressiona principalmente...

ISA ENERGIA BRASIL conclui modernização estratégica do Centro de Operação de...

Unidade reforça a retaguarda operacional da companhia com tecnologia...

Tokenização de usinas solares inaugura nova era de investimentos acessíveis em...

Tecnologia baseada em blockchain transforma painéis solares em ativos...

Estudo aponta que energia solar com baterias pode reduzir em até...

Relatório encomendado pela Frente Nacional dos Consumidores de Energia...

Carros elétricos superam 25% do mercado global em 2025 e aceleram...

Novo relatório da Agência Internacional de Energia aponta crescimento...

Mauricio Lyrio assume Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente do...

Diplomata com sólida atuação internacional substituirá André Corrêa do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares