Rio Grande do Sul: Número de Religações de Energia Atinge 382 Mil Clientes

Data:

Compartilhe:

Nas últimas 24 horas, 13 mil unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia restabelecido após chuvas intensas

Desde o início da emergência causada por chuvas intensas no Rio Grande do Sul, 382 mil unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia restabelecido. Nas últimas 24 horas, 13 mil clientes voltaram a ter acesso à eletricidade, marcando um avanço significativo na recuperação da infraestrutura energética do estado. Pela primeira vez desde o início da crise, não há mais municípios com 100% de desligamento.

“Contamos com a força de trabalho dos servidores do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), além dos milhares de trabalhadores das distribuidoras. Com esse empenho, conseguiremos alcançar a meta, que é atender as necessidades dos gaúchos”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

No auge da emergência, o número de desligamentos chegou a 560 mil. A cidade de Boqueirão do Leão, que anteriormente estava totalmente sem fornecimento, agora está parcialmente coberta. Mesmo com chuvas de baixa intensidade, os trabalhos de manutenção continuam em andamento. Em algumas regiões do Rio Grande do Sul, os desligamentos persistem por motivos de segurança ou devido à dificuldade de acesso.

Em Porto Alegre, 49 mil clientes ainda estão sem energia elétrica. A capital do estado possui 560 quilômetros de rede subterrânea, o que apresenta desafios adicionais para as equipes de manutenção.

Nesta terça-feira, 21 de maio, 102 profissionais chegarão ao Rio Grande do Sul, cedidos pelas empresas Enel-SP, Light-RJ e BAUR. Além disso, servidores da Agência Nacional de Energia Elétrica também estão se deslocando para o estado. Atualmente, a força de trabalho no local já conta com 4 mil pessoas, dedicadas a restabelecer o fornecimento de energia.

O esforço conjunto e a mobilização rápida das equipes têm sido cruciais para mitigar os efeitos das chuvas e garantir que os gaúchos voltem a ter acesso seguro e estável à energia elétrica.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...