Itaipu Binacional Participa do 10º Fórum Mundial da Água em Bali

Data:

Compartilhe:

Maior evento global sobre recursos hídricos acontece de 18 a 25 de maio

A Itaipu Binacional, reconhecida por suas práticas de preservação ambiental e segurança hídrica, marcará presença no Fórum Mundial da Água (WWF – World Water Forum) em Bali, na Indonésia. Este evento, considerado o maior do mundo sobre recursos hídricos, será realizado de 18 a 25 de maio, e contará com plenárias, sessões e mesas-redondas.

O diretor de Coordenação, Carlos Carboni, juntamente com um grupo de colaboradores das margens brasileira e paraguaia da usina, participará do fórum para compartilhar as boas práticas de Itaipu na conservação da água. Essas iniciativas incluem a gestão da qualidade da água e o tratamento de resíduos, destacando seus impactos sociais, econômicos e ambientais, além das ações mitigatórias que geram resultados concretos.

O WWF, iniciado em 1997 e realizado a cada três anos em diferentes países, visa propor soluções para problemas relacionados às questões hídricas, trabalhando na execução de uma agenda global para a gestão sustentável dos recursos hídricos. Itaipu Binacional, membro do Conselho Mundial da Água, começou a participar do evento em 2006 e, desde então, tem sido uma presença constante.

Carlos Carboni enfatizou a importância da participação de Itaipu no fórum: “Essa é uma grande oportunidade de mostrar para o mundo que é possível conciliar a geração de energia limpa e renovável com a preservação do meio ambiente e o bem-estar da população”. Ele ressaltou que Itaipu é um exemplo de união de esforços para alcançar resultados mais efetivos, adaptando tecnologias globais para uso local e investindo no cuidado com o meio ambiente e as pessoas.

Durante o evento, a Itaipu participará de diversas discussões temáticas, incluindo Conhecimento e Inovação, Pesquisa e Gestão para Segurança Hídrica, Segurança Hídrica e Mudanças Climáticas, e Gestão de Recursos Hídricos Transfronteiriços.

Na segunda-feira (20), às 13h30, Carlos Carboni abrirá a feira e o Pavilhão Latino-Americano com uma apresentação sobre a usina. Na terça-feira (21), às 10h20, Jussara Elias de Souza, da Divisão de Reservatório da Itaipu, participará da plenária “Inovação em produção de dados”. No mesmo dia, às 13h, Newmar Wegner, do PTI, contribuirá para o diálogo “Impulsionando o compartilhamento e a governança de dados”.

Às 17h, Carlos Carboni representará Itaipu na cerimônia de instalação do Conselho Latino-Americano da Água (CLAA), em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB), entre outras instituições.

Na quarta-feira (22), Carlos Carboni participará da plenária “Acelerando o progresso do ODS6 (Água potável e saneamento) – Monitoramento do ODS6 e PSS-ODS”. Na quinta-feira (23), a mesa-redonda “Água Potável: desafio para comunidades vulneráveis na América Latina” será moderada por Simone Benassi, da Divisão de Reservatório da Itaipu, com a participação de Edith Paredes, da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica – OTCA, e Viviane Luiza, secretária do Estado da Cidadania (MS).

Às 10h30 do mesmo dia, a mesa-redonda “Pesquisa e Gestão para Segurança Hídrica” contará com a moderação de Cláudia Lima, do Ministério de Minas e Energia, e participação de Lucas Garcia, da Divisão de Apoio Operacional da Diretoria de Coordenação da Itaipu, Ximena Lacués Parodi, do Ministério do Meio Ambiente do Uruguai, e Santiago Gómez Molina, do Colombia Anteagroup. Às 13h30, Carlos Carboni participará do diálogo “Segurança Hídrica num Futuro Incerto: Gestão Integrada de Recursos Hídricos e os Impactos das Mudanças Climáticas”.

Na sexta-feira (24), a sessão “Gestão de Recursos Hídricos Transfronteiriços” contará com a participação de Celso Buglione e Daniel Vazquez, das Divisões de Reservatório de ambas as margens da Itaipu. Eles discutirão a gestão binacional do reservatório e a pesca como atividade econômica.

Das 11h30 às 12h30, a sessão “Água, sociedade e mudanças climáticas” será moderada por Luiz Maldonado, da Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos, com apresentação de Moacir Schmengler, do PTI. A programação inclui ainda uma palestra de Carlos Carboni, seguida de debates.

spot_img

Artigos relacionados

Energia Solar Flutuante Deve Triplicar Até 2033 e Chegar a 77 GW de Capacidade...

Relatório da Wood Mackenzie projeta que Ásia-Pacífico liderará a expansão, com Índia, China e Indonésia dominando o mercadoA...

Energia Solar em Minas Gerais Bate Recorde e Ultrapassa Produção de Grandes Geradoras Fósseis

Com 10 GW de potência instalada, estado lidera a transição energética no Brasil, atraindo investidores internacionais e reduzindo...

V.Tal Expande Sustentabilidade com Usinas Solares para Data Centers

Parceria com Atlas Renewable Energy e Atiaia Renováveis fortalecerá infraestrutura digital e evitará emissões de CO2 nos próximos...

Descarbonização do Setor Elétrico Global Demandará Até US$ 2,2 Trilhões por Ano, Aponta Pesquisa

Levantamento da Thymos Energia e Abraceel destaca desafios e soluções para zerar emissões e ampliar a infraestrutura elétrica...