A CEHV Apresentou Novo Relatório que Estima a Produção 1 Milhão de Toneladas de Hidrogênio em Dois Anos

Data:

Compartilhe:

Senador Otto Alencar Apresenta Relatório à Comissão Especial do Hidrogênio Verde, Adiando Votação do Marco Legal

O Senador Otto Alencar (BA) apresentou à Comissão Especial do Hidrogênio Verde (CEHV) seu novo relatório sobre o projeto de lei da Câmara que cria o marco regulatório para a produção nacional de hidrogênio de baixa emissão de carbono. A matéria será votada na reunião da CEHV na próxima semana. O relatório estima a produção desse combustível no Brasil em pelo menos um milhão de toneladas em dois anos.

Otto destacou a importância do projeto para conciliar a promoção da proteção ambiental com a regulamentação do hidrogênio de baixo carbono como fonte energética. O PL 2.308/2023 estabelece a Política Nacional do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono, compreendendo medidas como o Programa Nacional do Hidrogênio, o Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (PHBC), o Sistema Brasileiro de Certificação do Hidrogênio e o Regime Especial de Incentivos para a Produção de Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (Rehidro).

O relator propôs que os incentivos do Rehidro tenham vigência de cinco anos (de 2025 a 2029), com metas e objetivos acompanhados pelo poder público. O Rehidro suspenderá a incidência do PIS/Pasep e da Cofins sobre a compra de matérias-primas, produtos intermediários e estoques pelos produtores de hidrogênio de baixa emissão de carbono.

Além das empresas produtoras, poderão participar do Rehidro aquelas que atuarem na logística e comercialização do produto, bem como na produção de biogás e energia elétrica renovável destinados à produção de hidrogênio.

Otto também propôs alterações para dispensar a exigência de conteúdo local em situações nas quais não houver equivalentes nacionais para os equipamentos ou produtos necessários.

O projeto visa incentivar o desenvolvimento do hidrogênio renovável e de baixo carbono, seguindo a linha de políticas públicas anteriores que fortaleceram o setor energético nacional. O relatório de Otto propõe ainda a inclusão das empresas do Rehidro no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi) e a emissão de debêntures incentivadas para essas empresas.

A reunião foi conduzida pelo presidente da CEHV, o senador Cid Gomes (PSB-CE), e teve participação do senador Eduardo Girão (Novo-CE), que solicitou o adiamento da votação para análise mais detalhada do relatório.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...