Terça-feira, Abril 8, 2025
25.1 C
Rio de Janeiro

MME destaca papel do Brasil em encontro global sobre transições energéticas centradas em pessoas

Evento da Agência Internacional de Energia reúne mais de 200 representantes globais em Paris para discutir políticas públicas inclusivas na transição energética

O Ministério de Minas e Energia (MME) marcou presença no primeiro encontro global sobre transições energéticas centradas em pessoas, sediado na sede da Agência Internacional de Energia (IEA) em Paris. Com a participação de mais de 200 representantes de cerca de 50 países, o evento abordou diversas dimensões da transição energética, com foco na promoção de políticas públicas inclusivas e justas.

Representando o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a Assessora Especial do Ministro, Mariana Espécie, liderou a discussão sobre o desenho de políticas energéticas voltadas para maximizar os impactos sociais positivos. Destacou-se a importância de considerar as diferentes realidades socioeconômicas e contextos culturais de cada país na elaboração de estratégias para a transição energética.

Mariana enfatizou as ações do Brasil na presidência do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20, colocando a dimensão social da transição energética como uma prioridade. “Para garantir que ninguém seja deixado para trás, é crucial colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de políticas energéticas”, afirmou.

Além disso, Mariana ressaltou as iniciativas bem-sucedidas do Brasil na área de energia, como o programa Luz Para Todos, que já beneficiou cerca de 17 milhões de pessoas de baixa renda, e a iminente Política Nacional de Transição Energética, que será discutida no Fórum Nacional de Transição Energética.

O evento também testemunhou o lançamento da Comissão Global de Transições Energéticas Centradas em Pessoas pela IEA, com o Brasil sendo convidado a presidir a comissão. O Diretor Executivo da IEA, Fatih Birol, elogiou o compromisso do Brasil com políticas sólidas e de longo prazo para a transição energética, destacando seu papel como parceiro engajado.

Em sua resposta ao convite, o ministro Alexandre Silveira expressou sua honra e compromisso com a agenda global da transição energética, afirmando estar totalmente mobilizado para obter resultados concretos no âmbito do G20. “Esta Comissão Global chega em boa hora, e estou confiante de que trará muitas sinergias com os resultados que esperamos”, concluiu Silveira.

Destaques

RoMiotto e Sensorii Apresentam Tecnologias Inovadoras para Monitoramento de Usinas Solares no Intersolar Summit Nordeste

Novos sistemas de análise e proteção oferecem maior segurança...

Comgás abre mercado para biometano e impulsiona transição energética em SP

Distribuidora busca fornecedores do gás renovável por meio de...

Paraíba avança na energia limpa com usinas de biogás que poderão atender até 20 mil residências

Projetos de geração distribuída em Guarabira e Campina Grande...

Belo Monte sob proteção: Força Nacional é enviada ao Pará para conter ameaças à hidrelétrica

Em resposta a ameaças de invasão, governo federal autoriza...

Últimas Notícias

Hospital de Paulínia recebe usina solar e moderniza sistema elétrico com...

Projeto de eficiência energética de R$ 4,9 milhões une...

ANEEL aprova regulamentação que antecipa quitação das Contas Covid e Escassez...

Acordo entre MME, Ministério da Fazenda, CCEE e ANEEL...

EUA Exigem Compra de Gás da UE em Troca de Alívio...

União Europeia sinaliza abertura para ampliar importações de energia...

Câmara debate impactos de hidrelétricas, petróleo e renováveis em terras indígenas

Audiência pública expõe as tensões entre expansão energética e...

Ministro cobra agilidade da ANP e critica “oligopólios do gás”: regulação...

Alexandre Silveira pressiona a Agência Nacional do Petróleo a...

Energisa MS: ANEEL Aprova Aumento de 1,33% nas Tarifas de Energia

O reajuste afetará consumidores residenciais, rurais e industriais, com...

Artigos Relacionados

Categorias Populares