MME impulsiona investimentos em infraestrutura de transmissão em três estados brasileiros

Data:

Compartilhe:

Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (POTEE) promete mais segurança e qualidade no fornecimento de energia, além de estimular oportunidades econômicas nas regiões contempladas.

O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou a aprovação do Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (POTEE), visando desenvolver novas linhas de transmissão e distribuição de energia nos estados do Leste do Maranhão, Centro-Norte do Piauí e Região Metropolitana de João Pessoa. Com um investimento estimado em R$300 milhões, esses empreendimentos têm o objetivo de resolver restrições na conexão de novos projetos de geração, ampliando a capacidade de transmissão de energia elétrica nessas áreas do Sistema Interligado Nacional (SIN).

“Essas novas linhas representam um aumento significativo nos investimentos para garantir mais segurança e qualidade no fornecimento de energia elétrica, além de gerar mais oportunidades de emprego e renda para nossa população. Este é mais um passo do MME em promover o desenvolvimento por meio da energia elétrica”, destacou o ministro Alexandre Silveira sobre o POTEE.

O plano se baseia em estudos de planejamento da transmissão realizados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que identificaram violações operacionais no sistema de transmissão dos estados Maranhão, Piauí e Paraíba, abrindo espaço para a integração de novas usinas geradoras nessas regiões.

“O Nordeste tem recebido grandes investimentos em geração renovável, especialmente em usinas eólicas e fotovoltaicas, o que tem exigido uma atenção crescente no planejamento setorial para garantir a expansão adequada da rede e cumprir os critérios de confiabilidade”, ressaltou Thiago Barral, secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME.

As novas linhas de transmissão e equipamentos planejados para os estados do Maranhão e Piauí estarão prontos para licitação em 2025, durante o leilão de transmissão promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Outras obras determinadas pelo plano serão autorizadas pela agência por meio de resolução.

Além disso, o POTEE 2023 – 4ª Emissão confirma a necessidade do segundo circuito da LT 230 kV Ribeiro Gonçalves – Balsas, uma instalação essencial para garantir a confiabilidade do suprimento de energia para a região de Balsas (MA), que será incluída no Leilão de Transmissão nº 1/2024.

Para mais detalhes sobre o POTEE 2023 – 4ª Emissão, acesse o documento.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...