Consumo de Energia no Paraná Registra Crescimento Expressivo de 10% no 4º Trimestre de 2023

Data:

Compartilhe:

Elevadas temperaturas e expansão nos setores residencial, comercial e rural impulsionam aumento no consumo de energia no estado.

O Paraná experimentou um notável crescimento de 10% no consumo de energia elétrica durante o quarto trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Diversos fatores contribuíram para esse aumento, destacando-se as elevadas temperaturas vivenciadas durante a primavera e início do verão. No decorrer do ano, a comparação entre 2023 e 2022 revelou um crescimento acumulado de 4% no consumo de energia no estado.

Entre os meses de outubro e dezembro de 2023, o consumo atingiu a marca de 8.814 GWh (gigawatt-hora). No acumulado do ano, o volume total consumido alcançou 33.850 GWh, representando um aumento significativo de 4% em relação ao ano anterior.

O crescimento observado no último trimestre foi especialmente impulsionado pelos setores residencial, comercial e rural, que registraram taxas de crescimento de 16,8%, 17,7% e 12,6%, respectivamente. No setor residencial, o clima mais quente no final do ano e o aumento de 2,1% no número de clientes contribuíram para esse aumento, totalizando 4.212.397 unidades consumidoras.

O setor comercial, tanto no varejo quanto no atacado, apresentou um desempenho sólido, enquanto o setor rural experimentou um aumento, impulsionado pelo crescimento na agricultura, pecuária e serviços relacionados. O setor industrial também contribuiu com um crescimento de 1,7%, principalmente devido ao aumento no consumo para a fabricação de alimentos.

Considerando apenas o mercado cativo da Copel, houve um aumento expressivo de 12,1% no consumo de energia no quarto trimestre em comparação com o mesmo período de 2022. No âmbito da geração distribuída, a adesão aos sistemas de micro e minigeração continuou a crescer, atingindo 312 mil conexões até setembro, com um aumento de 46,7% em relação ao mesmo período de 2022. O volume de energia compensada aumentou 52,9% no quarto trimestre e 65% no acumulado do ano, representando o excedente de geração injetado na rede da Copel pelos clientes.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...