Estudo de Expansão das Interligações Regionais – Parte III: Expansão da Capacidade de Exportação da Região Nordeste atinge marcos importantes
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) encerrou o ano de 2023 com notáveis avanços no “Estudo de Expansão das Interligações Regionais – Parte III: Expansão da Capacidade de Exportação da Região Nordeste”. Em dezembro, foram alcançados marcos cruciais do cronograma, destacando a ênfase no estudo da tecnologia HVDC-VSC (High Voltage Direct Current – Voltage Source Converter).
Uma reunião preparatória para a Tomada de Subsídios (TS) sobre essa tecnologia, realizada em 21 de dezembro, antecedeu o envio de um formulário pela EPE aos fabricantes da tecnologia. Esse formulário abordava questões relevantes sobre fornecimento, projeto e operação da solução HVDC-VSC, com o objetivo de obter subsídios para a avaliação de sua aplicabilidade no sistema brasileiro, considerando critérios de desempenho e confiabilidade preconizados no Sistema Interligado Nacional (SIN).
O formulário também incorporou contribuições do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), fornecendo insights sobre questões operacionais e de desempenho da tecnologia. Em fevereiro de 2024, a expectativa é realizar quatro reuniões entre as equipes técnicas envolvidas para esclarecer dúvidas e discutir o tema, com as conclusões documentadas no relatório do estudo.
Outros marcos importantes incluíram a contratação para o desenvolvimento de modelagem genérica para representação de geração renovável, baseada no modelo do WECC (Western Electricity Coordinating Council), para o programa Anatem. Este desenvolvimento foi possível por meio de um contrato celebrado entre a EPE e o CEPEL. Além disso, tratativas foram conduzidas para obter modelos referenciais iniciais para a simulação de sistemas HVDC-VSC e STATCOM, mediante cessão não onerosa e acordos de confidencialidade com parceiros colaboradores.
A fase atual do estudo concentra-se na definição dos montantes envolvidos na expansão planejada, com a análise de alternativas técnicas programada para decorrer ao longo do ano de 2024. O esforço da EPE destaca-se como um passo significativo na evolução do sistema elétrico nacional, com foco na eficiência e na adoção de tecnologias inovadoras.