ONS: Carga em Dezembro mantém a perspectiva de crescimento em todo o Brasil

Data:

Compartilhe:

Os percentuais, considerando o mesmo período de 2022, continuam estáveis ante às previsões iniciais.

O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para a penúltima semana de dezembro indica um cenário de estabilidade nas previsões de demanda de carga no Sistema Interligado Nacional (SIN). Todos os subsistemas apresentam perspectivas de expansão em todo o país, e os percentuais esperados estão estáveis em relação às previsões iniciais.

Para o SIN, a possível aceleração é de 11,3% (80.449 MWmed). O crescimento mais expressivo é observado na região Norte, com 15,1% (7.427 MWmed), seguido pelo Nordeste, 13,3% (13.472 MWmed), Sudeste/Centro-Oeste, 12,5% (45.633 MWmed), e Sul, 4,0% (13.917 MWmed).

A análise da demanda de carga leva em consideração fatores como as temperaturas médias esperadas para os próximos dias, que tendem a subir com a chegada do verão em 22 de dezembro. Os percentuais são comparativos aos resultados estimados para o final de dezembro, considerando o mesmo período do ano anterior.

As projeções para a Energia Armazenada (EAR) no último dia do ano indicam que dois subsistemas devem encerrar o mês com percentuais acima de 50%: o Sul, com 85,6%, e o Sudeste/Centro-Oeste, com 61,8%. Se confirmado, o resultado para o Sudeste/Centro-Oeste será o melhor para o mês nos últimos 14 anos (72,3%). Para o Nordeste e o Norte, o índice deve ser de 48,4% e 47,1%, respectivamente.

As perspectivas para a Energia Natural Afluente (ENA) indicam que o Sul registra o percentual mais elevado, atingindo 199% da Média de Longo Prazo (MLT). Em seguida, estão o Sudeste/Centro-Oeste, com 64% da MLT; o Norte, com 40% da MLT, e o Nordeste, com 17% da MLT.

O Custo Marginal de Operação (CMO) continua em zero em todos os subsistemas, mantendo a tendência observada ao longo deste ano.

Clique aqui para conferir o relatório na íntegra.

spot_img

Artigos relacionados

Energia Solar Flutuante Deve Triplicar Até 2033 e Chegar a 77 GW de Capacidade...

Relatório da Wood Mackenzie projeta que Ásia-Pacífico liderará a expansão, com Índia, China e Indonésia dominando o mercadoA...

Energia Solar em Minas Gerais Bate Recorde e Ultrapassa Produção de Grandes Geradoras Fósseis

Com 10 GW de potência instalada, estado lidera a transição energética no Brasil, atraindo investidores internacionais e reduzindo...

V.Tal Expande Sustentabilidade com Usinas Solares para Data Centers

Parceria com Atlas Renewable Energy e Atiaia Renováveis fortalecerá infraestrutura digital e evitará emissões de CO2 nos próximos...

Descarbonização do Setor Elétrico Global Demandará Até US$ 2,2 Trilhões por Ano, Aponta Pesquisa

Levantamento da Thymos Energia e Abraceel destaca desafios e soluções para zerar emissões e ampliar a infraestrutura elétrica...