Ministro Alexandre Silveira destaca importância do planejamento para Garantir Segurança Energética

Data:

Compartilhe:

O Min. Alexandre Silveira enfatizou a necessidade de um planejamento rigoroso para assegurar a segurança energética e a modicidade tarifária no Brasil.

Durante a reunião do Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico (CMSE) realizada em Brasília nesta quarta-feira (20/12), Silveira solicitou esforços conjuntos, especialmente entre o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Empresa de Pesquisa Elétrica (EPE) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), para equilibrar a segurança energética com tarifas acessíveis.

A reunião do CMSE aprovou as Curvas Referenciais de Armazenamento (Cref) para 2024, considerando que os reservatórios das usinas hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN) fecharam novembro com 64%, a melhor marca desde 2009.

O ministro ressaltou a importância do monitoramento dos reservatórios como uma ferramenta decisiva para orientar o CMSE em relação à necessidade de medidas para garantir o fornecimento de energia no país, incluindo a possível contratação de usinas termelétricas.

Parâmetros Climáticos e Hidrelétricos

Em novembro, a região Sul registrou chuvas superiores à média histórica devido ao fenômeno El Niño, enquanto nas demais bacias de interesse do SIN, a chuva ficou abaixo da média. Destacou-se a seca na bacia Amazônica. O mês apresentou valores de Energia Natural Afluente (ENA) acima da média no Sul e abaixo da média no Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Para dezembro, há previsão de ENA abaixo da média histórica para todo o SIN, exceto na região Sul. As previsões indicam condições de afluência de 62% da Média de Longo Termo (MLT) no SIN, sendo o 2º menor valor histórico.

O CMSE avaliou dois cenários para dezembro: o inferior prevê uma ENA de 54% para Sudeste/Centro-Oeste, 222% para Sul, 17% para Nordeste e 16% para Norte; no cenário superior, a ENA é de 77% para Sudeste/Centro-Oeste, 162% para Sul, 19% para Nordeste e 30% para Norte.

Em novembro, os reservatórios do SIN encerraram o mês com armazenamento de cerca de 64%, 97%, 54% e 49% nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, respectivamente.

Expansão de Geração de Energia

A expansão de geração de energia verificada em novembro foi de aproximadamente 613 MW de capacidade instalada de geração centralizada de energia elétrica. Até a mesma data, a expansão totalizou 8.413 MW de capacidade instalada de geração centralizada, 5.481 km de linhas de transmissão e 15.695 MVA de capacidade de transformação.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...