Diretor-Geral da Aneel Destaca Papel de Itaipu na Integração Regional e Descarbonização

Data:

Compartilhe:

Sandoval Feitosa visitou a usina nesta quinta-feira (13) e participou de encontros com a diretoria da empresa. Segundo ele, a integração é o caminho para o desenvolvimento da América Latina

A Itaipu Binacional desempenha um papel crucial na liderança do Brasil na geração de energia limpa e renovável, além de ser um pilar na integração do país com a América Latina. Esta foi a mensagem do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval de Araujo Feitosa Neto, durante sua visita à hidrelétrica nesta quinta-feira (13).

Feitosa reuniu-se com o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, e os diretores André Pepitone (financeiro executivo), Renato Sacramento (técnico executivo), Iggor Rocha (administrativo) e Carlos Carboni (de Coordenação). Ele ressaltou a importância da colaboração entre Brasil e Paraguai, que se estende por 50 anos, como um modelo de desenvolvimento harmonioso e eficiente.

“Aqui temos um projeto que envolve o desenvolvimento de dois países (Brasil e Paraguai) de forma harmoniosa ao longo de 50 anos, o que nos dá a certeza de que a integração do Brasil com a América Latina é o caminho a ser seguido para impulsionar o desenvolvimento desta região”, afirmou Feitosa.

Em sua primeira visita técnica à hidrelétrica, Feitosa foi recebido no Edifício da Produção pelo diretor técnico executivo, Renato Sacramento, e pelos superintendentes de Operação, Rodrigo Pimenta, e de Manutenção, Marco Aurelio Siqueira Mauro. Ele também conversou com operadores na Sala de Despacho de Carga e acompanhou parte dos trabalhos de manutenção da unidade 9A.

“O orgulho da engenharia nacional só aumenta conhecendo Itaipu. Itaipu tem dado uma grande contribuição para o povo brasileiro e paraguaio e, certamente, a sua concepção e a manutenção do projeto em elevados níveis de eficiência e de performance organizacional nos dão a certeza de que os dois países tomaram a decisão certa ao construir a usina”, elogiou Feitosa.

O diretor-geral da Aneel enfatizou que, apesar do crescimento de novas fontes renováveis como a solar e a eólica, a importância de empreendimentos hidrelétricos como Itaipu permanece inalterada. “As novas fontes de energia serão importantes para assegurar a neutralidade de carbono ao longo das próximas décadas. Mas a segurança energética e o controle da geração de eletricidade no Brasil ainda contarão durante muitos anos com a geração hidrelétrica”, disse Feitosa. “E Itaipu, em função da sua grandiosidade, continuará permitindo que as novas fontes se desenvolvam e continuem dando a liderança do Brasil na geração de energia limpa e renovável.”

Sandoval Feitosa esteve acompanhado da assessora Fernanda Carvalho durante a visita. Pela Itaipu, acompanharam os assessores da Diretoria Financeira Marcio Ferreira Bortolini e Flaviano da Costa Masnik.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...