Porto Alegre Avança Rumo à Sustentabilidade com Edital para Usinas de Energia Solar

Data:

Compartilhe:

Parceria Público-Privada Visa Reduzir Emissões de CO2 e Economizar Milhões em Energia Elétrica

A prefeitura de Porto Alegre deu um passo significativo em direção à sustentabilidade ao lançar, no último dia 29, o edital de licitação para parceria público-privada visando a implantação, operação e manutenção de usinas fotovoltaicas na cidade. Essa iniciativa representa mais um esforço para consolidar Porto Alegre como a capital da energia limpa.

Com o objetivo de reduzir a emissão de CO2 e gerar economia aos cofres públicos, a prefeitura está avançando com projetos de transição energética. A estimativa é que, com a contratação de energia sustentável do mercado livre e a instalação das usinas fotovoltaicas, Porto Alegre deixe de emitir cerca de 4.600 toneladas de CO2 por ano. Além disso, prevê-se uma redução anual de aproximadamente R$ 15 milhões nos custos com energia elétrica.

O edital, publicado no Diário Oficial de Porto Alegre, prevê a instalação de 4,1 MW de potência total em usinas fotovoltaicas. Essa capacidade será suficiente para atender a demanda energética de 441 instalações de baixa tensão, incluindo unidades básicas de saúde, o Mercado Público e o Edifício Intendente José Montaury, entre outros prédios municipais.

Além da economia financeira, a compra de energia sustentável no mercado livre permite que o preço da energia seja negociado livremente, resultando em concorrência e melhores preços em comparação com os praticados pela distribuidora de energia. No Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), as adaptações necessárias já estão sendo feitas, resultando em economia de R$ 880 mil e uma redução de 264 toneladas de CO2 na emissão anual.

Esses esforços demonstram o compromisso de Porto Alegre com a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental, tornando-se um exemplo a ser seguido por outras cidades em transição para uma matriz energética mais limpa e sustentável.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...