Tarifa Social da Cemig Pode Beneficiar Mais de 2 Milhões de Famílias em Minas Gerais

Data:

Compartilhe:

Descontos na conta de energia podem chegar a até 65% para famílias de baixa renda; Cemig incentiva atualização de cadastros para garantir o benefício

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) da Cemig tem o potencial de beneficiar aproximadamente 2,1 milhões de famílias em Minas Gerais, oferecendo até 65% de desconto na conta de energia elétrica. Atualmente, cerca de 1,4 milhão de clientes já usufruem deste benefício, mas a empresa estima que mais 722 mil famílias de baixa renda poderiam ser contempladas.

Em 2023, os clientes cadastrados na TSEE receberam um total de R$ 405 milhões em descontos, um aumento de 26% em relação ao ano anterior, que registrou R$ 319 milhões destinados ao programa. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), 335 mil consumidores são beneficiados, com o potencial de adicionar mais 268 mil famílias que ainda não recebem o desconto.

A TSEE é destinada às famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal, como o Cadastro Único (CadÚnico) e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Desde janeiro de 2022, conforme regulamentação da Lei 14.203/2021, as famílias inscritas no CadÚnico têm direito ao benefício automaticamente, sem necessidade de solicitação formal.

O gerente de Faturamento da Cemig, Eron Lopes, destaca a importância da TSEE para a melhoria da qualidade de vida das famílias de baixa renda. “O benefício da Tarifa Social permite que mais pessoas tenham acesso a energia de qualidade, possibilitando uma melhoria da qualidade de vida e dignidade. Além disso, é um importante instrumento na redução de desigualdades socioeconômicas, inclusive entre as diferentes regiões e estados brasileiros, que sofreram efeitos diferenciados com a elevação dos custos no fornecimento de energia elétrica nos últimos anos”, afirmou Lopes.

Para garantir a inclusão automática no benefício, os clientes devem manter seus cadastros atualizados junto ao Governo Federal e à Cemig. Informações desatualizadas podem resultar no cancelamento do desconto. É fundamental que os beneficiários verifiquem a última conta de luz no campo “subclasse” para confirmar se estão cadastrados como “residencial baixa renda”.

Cada família pode receber o desconto da TSEE em apenas uma unidade consumidora, não sendo necessário ser o titular da conta para usufruir do benefício. É suficiente informar à Cemig que há um beneficiário do programa social residindo no imóvel.

Requisitos para Receber a TSEE

As famílias devem atender a um dos seguintes requisitos para ter direito à TSEE:

  1. Estar inscritas no CadÚnico, com renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa; ou
  2. Estar inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, caso haja um membro que necessite de uso contínuo de aparelhos elétricos por razões médicas; ou
  3. Ter um membro familiar que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), seja idoso ou pessoa com deficiência.

Para mais informações sobre como se registrar no CadÚnico, os clientes devem entrar em contato com a prefeitura local ou acessar a página do Ministério da Cidadania em www.gov.br/cidadania.

Artigos relacionados

Rodeio de Eletricistas: Profissionais da CPFL Paulista Brilham em Competição de Segurança

Competição reúne profissionais em provas práticas que simulam desafios reais na operação de redes elétricas, com foco em...

Demanda de Carga no SIN Apresenta Menor Crescimento em Outubro

Projeções do ONS indicam que a afluência de energia permanecerá abaixo da média em diversos subsistemasA demanda de...

Novo PL Aprovado no Senado Pode Transformar a Iluminação Pública Brasileira

Proposta já aprovada pelo Senado está em análise na Câmara e visa substituir lâmpadas antigas por tecnologias mais...

Alerta do TCU: Atrasos nas Obras da Usina Nuclear de Angra 3 Podem Comprometer...

Auditoria revela problemas contratuais críticos e destaca riscos para a finalização do projeto que pode gerar 1.405 MW...